Secretaria da Saúde inaugura atendimento especializado HIV-AIDS
ACERVO HISTÓRICO – A Secretaria da Saúde inaugurou o “Serviço de Atendimento Especializado HIV-AIDS”, na Unidade Básica de Saúde do Jardim Helena, dia 7 de julho. Cerca de 150 pacientes portadores do Vírus HIV e pacientes de AIDS, que recebiam tratamento em São Paulo, serão atendidos por uma equipe composta por uma médica infectologista, pediatra, enfermeira, auxiliares de enfermagem e psicólogo.
A deputada estadual Analice Fernandes participou da inauguração e ressaltou a importância do novo serviço no município. “Atender aos munícipes com qualidade sempre é um dos objetivos principais da administração Fernando Fernandes. Há 7 anos tínhamos apenas 45 médicos na rede municipal de saúde. Hoje, esse número foi ampliado para 313, e contamos com vários serviços especializados”, concluiu.
Segundo a Secretária da Saúde, doutora Maria José Albuquerque, o Centro de Especialidades do Jardim Helena será uma continuidade dos serviços de ambulatório Especializado DST-AIDS do Jardim Mitsutami. “A equipe implantada aqui é de excelente qualidade e o paciente soro positivo terá todo o respaldo médico para continuar ou iniciar o tratamento”, explicou.
“Futuramente, será inaugurado o Centro de Testagem Anômima, (CTA), para pessoas que querem fazer o exame anti-HIV, sem se identificar.Teremos também o atendimento para os portadores de hepatite B e C”, concluiu a coordenadora de AIDS de Taboão da Serra, a médica Iris Bandeira Roquim. O paciente soro positivo R. R., 35 anos, morador do Jardim Maria Rosa, faz tratamento no Centro de Tratamento e Referência a AIDS em São Paulo e será atendido pelo serviço especializado do Jardim Helena.
“A inauguração facilitará a minha vida, porque eu preciso ir fazer tratamento todos os dias. A minha esposa também é soro positivo, está grávida e fará tratamento aqui em Taboão da Serra”, explicou. Participaram da inauguração os diretores das Unidades Básicas de Saúde, médicos, psicólogos e funcionários da Secretaria.
Pacientes terão apoio psicológico
Segundo o psicólogo Ricardo Moraes, envolvido no Programa de Combate à AIDS em Taboão da Serra, que faz parte da equipe da Unidade Básica de Saúde do Jardim Helena, o trabalho obedecerá o caráter preventivo, de esclarecimento e apoio. “Serão abordados questões inerentes aos pacientes com HIV. Orientaremos também os funcionários da saúde. Palestras serão realizados às quartas-feiras, com grupos de pacientes soro positivos e familiares. Visamos também melhorar a auto-estima de quem necessita”, explicou. O Serviço de atendimento Especializado HIV-AIDS funciona, das 7h às 19h, na Unidade Básica de Saúde do Jardim Helena, na Estrada de São Francisco, 1.448 , no Jardim das Oliveiras.