Secretaria da Saúde vacinou 9.248 idosos em Taboão da Serra
ACERVO HISTÓRICO – A Campanha do Idoso para pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, organizada pelo Setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, vacinou 9.248 pessoas entre os dias 12 a 30 de abril nas Unidades Básicas de Saúde. Os idosos também receberam a vacina dupla adulto (difteria e tétano). Segundo a enfermeira Cristiane Gressler da Vigilância Epidemiológica desde 99, quando a campanha começou, Taboão da Serra sempre ultrapassou a meta estabelecida pela Secretaria Estadual de Saúde. “Nesta campanha o objetivo era vacinar 70% dos idosos, conseguimos atingir 84% da cobertura vacinal”, explicou.
Antes de existir a campanha gratuita, muitas pessoas chegavam a pagar a vacina, como é o caso de Salvador Oliveira Gomes, 60 anos, morador do Jardim Ouro Preto. “Paguei para tomar a vacina contra a gripe e pneumonia. Porque sempre quis evitar às doenças. A Campanha é mais econômica para o governo porque evita gastos com internações, remédios, e ambulâncias”, concluiu.
Manoel Araújo Macedo, 77 anos, morador do Jardim Santa Luzia, recebeu a vacina contra a gripe pela 4ª vez na Unidade Básica de Saúde Akira Tada. “Acho a vacinação ótima, não tenho gripe forte há muito tempo, apenas pego um resfriado pequeno”, afirmou. “Eu chegava a ficar internada por causa da bronquite. Depois que passei a tomar a vacina nunca mais tive crise forte. Recomendo a vacina para todos da minha família e amigos”, explicou Helena Alves Santos, 68 anos, moradora do bairro do Pazzini.