Secretaria de Assistência Social de Taboão da Serra capacita 145 servidores
Intuito das capacitações foi realizar reforço técnico com servidores e abrir diálogo sobre a rede de proteção social
145 servidores da Secretaria de Assistência Social de Taboão da Serra foram capacitados em encontro na ADT
Vera Sampaio
A formação continuada é essencial para a excelência na prestação de serviços, principalmente no setor público. Por isto, a Secretaria da Assistência Social e Cidadania (SAS) de Taboão da Serra promove diversos encontros ao longo do ano para instruir e orientar os servidores da pasta. Nos dias 29 de abril, 2 e 5 de maio, a SAS realizou capacitações para as equipes as técnicas. Os encontros reuniram 145 servidores e ocorreram na Associação dos Deficientes de Taboão da Serra (ADT).
Segundo Arlete Silvia, secretária da Assistência Social, as capacitações tiveram como objetivo realizar um reforço técnico. “Contratamos uma empresa para ministrar estas capacitações e retomar a legislação. Abordamos questões relacionadas ao cotidiano do trabalho dos servidores, que vão desde o primeiro contato das famílias, ao acolhimento, atendimento e o fluxo a ser seguido dentro da nossa própria rede, entre outros assuntos que consideramos relevantes”, explica Arlete Silva.
Dentre os temas desenvolvidos estão assuntos relacionados ao Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e Serviço de Proteção e Atendimento Especializado Integral à Família (PAEFI), como objetivos comuns e específicos dos serviços e atribuições dos técnicos; Construção de fluxos e procedimentos entre os equipamentos da Assistência Social; Fortalecimento da Rede, entre outras questões.
De acordo com o psicólogo e coordenador das formações, Carlos Eduardo Frazão Meirelles, a SAS avaliou que a capacitação como proveitosa. “Contamos com uma docente experiente na área, o que proporcionou uma reflexão sobre os conceitos fundamentais da rede de proteção social, e integrou coordenações, técnicos de nível superior, técnicos de nível médio, e estagiários, de todos nossos equipamentos”, disse. “A expectativa é que a capacitação contribua para o desenvolvimento contínuo de nossos programas e serviços, fortalecendo o trabalho em rede, e potencializando o atendimento a população”, finalizou.