Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente de Taboão da Serra realiza oficina sobre coleta seletiva
Programa Saberes Ambientais está sendo apresentado para servidores da Prefeitura de Taboão da Serra
Servidores da Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Taboão da Serra que atuam nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), participaram de uma oficina sobre a Coleta Seletiva promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente (SEHAB), na última segunda-feira, dia 27.
O encontro aconteceu no auditório do TaboãoPrev e contou com a presença de cerca de 50 funcionários públicos. A formação faz parte das atividades da campanha Junho Verde da SEHAB, que desde o começo do mês vem realizando ações voltadas para uma agenda ambiental positiva na cidade.
O Junho Verde, bem como outros programas e projetos que estão sendo desenvolvidos pelo município visam atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
“Essa oficina sobre coleta seletiva está no primeiro módulo do Programa de Saberes Ambientais. Ela foi feita para poder discutir um pouco sobre o meio ambiente e as ODSs da Agenda 2030 em Taboão da Serra”, disse Deyse Fabiana Brumatti, Coordenadora de Educação Ambiental na SEHAB.
A cada semana a oficina será realizada em um CRAS diferente, ensinando aos munícipes o que pode ou não ser reciclado. “Essa formação que está sendo feita é muito importante para a população, porque juntos aprendemos a cuidar do meio ambiente de uma maneira mais descontraída”, afirmou o secretário de Assistência Social e Cidadania, Wagner Eckstein.
A relação de Taboão da Serra com a reciclagem é algo antigo entre alguns moradores. José Luiz Zagati, catador de sucata construiu um cinema em sua garagem apenas com materiais reciclados, criando inclusive sua própria máquina de passar filme. Ele batizou o local de “Mini Cine Tupy”, por conta do cinema que existia no centro de Taboão da Serra que se chamava Cinema Tupy.
A Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis, fundada em Taboão da Serra, foi batizada de CooperZagati, em homenagem a José Luiz Zagati.
A CooperZagati hoje é responsável por 20% da coleta seletiva que é feita o município. O montante equivale a cerca de 400 toneladas de resíduos que deixam de ir para o aterro sanitário em ganharam uma nova destinação.
“Trabalhar a importância da separação correta dos materiais que são recicláveis diz muito sobre o mundo que queremos para as futuras gerações. Por isso que estamos trabalhando esses e outros assuntos com os servidores e com a população para que Taboão da Serra se desenvolva de forma sustentável e cada vez mais justa para todos, em consonância com a Agenda 2030”, comentou o secretário de Habitação e Meio Ambiente Nílcio Regueira Dias.