Secretaria de Manutenção de Taboão da Serra realiza limpeza e desassoreamento do córrego Pirajuçara
Prefeito Aprígio e o secretário de Manutenção, Eduardo Nóbrega, acompanham ações de limpeza do Córrego Pirajuçara
Vera Sampaio
A Prefeitura de Taboão da Serra, desde o início do ano, trabalha para prevenir enchentes na cidade. As ações efetivas da Secretaria de Manutenção incluem a limpeza de bueiros e correções de galerias. Neste mês de outubro, o trabalho está sendo ampliado e intensificado com a limpeza e o desassoreamento do Córrego Pirajuçara. Ao todo serão realizadas ações em mais de quatro quilômetros, nos trechos do Jardim Sílvio Sampaio, Clementino, Marabá e Parque Pinheiros, o que beneficiará toda a população.
No último sábado, 17/10, o prefeito Aprígio esteve na rua Dezenove de Fevereiro, no Jardim Iracema, para acompanhar os trabalhos. “A limpeza e o desassoreamento dos córregos é essencial para permitir a passagem das águas, principalmente, nos períodos de chuva. Por isso, estamos fazendo a nossa parte para evitar ao máximo que ocorram enchentes e que estas prejudiquem a nossa população”, destacou.
O secretário de Manutenção, Eduardo Nóbrega relembrou que o combate às enchentes é uma das grandes preocupações da administração. “Taboão da Serra, por muitos anos, foi assolada por essas catástrofes que tanto prejudicam o nosso povo. Desde o primeiro dia do Governo tomamos ações efetivas para minimizar esses problemas, como a limpeza de bueiros e correções de galerias pluviais, mas principalmente, neste mês de outubro iniciamos a limpeza e o desassoreamento do Córrego Pirajuçara”, disse.
“No entanto, precisamos muito do apoio da população para que não jogue lixo nos córregos e nos rios e que, também, fiscalize e não permita que outras pessoas o façam. Juntos, governo e população, vamos combater as enchentes em Taboão da Serra”, finalizou Nóbrega.
Movimento Taboão Vamos Cuidar
A Prefeitura de Taboão da Serra está lançando o movimento Taboão Vamos Cuidar, que tem como objetivo conscientizar a população para cuidar da cidade e evitar que enchentes aconteçam. Faça sua parte:
• Não jogue lixo, objetos ou entulho nos rios e córregos;
• Coloque o lixo para fora de casa em horários próximos ao da coleta pública;
• Caso tenha móveis e objetos que precisem ser descartados, ligue para o Cata Bagulho (4788-4100) e agende a retirada.
• Fiscalize. Se você ver alguém jogando lixo ou entulho dos rios e córregos, ligue para Guarda Civil Municipal (GCM) e denuncie! Disque 153.
O descarte irregular de lixo e entulho nos rios e córregos, além de provocar enchentes é crime ambiental. Quem for pego descartando entulho, terras ou matérias de construção em local não autorizado pode ser multado e a multa varia de R$2.000,00 a R$12.000,00, conforme o tipo de transportes utilizado.
Vamos juntos cuidar de Taboão da Serra e transformar a cidade em um lugar cada vez melhor para viver!
Serviço
Secretaria de Manutenção
Rua Áurea Tavares, 671, Jardim Vila Sônia
Telefone: 4788-4100
Guarda Civil Municipal (GCM)
Telefone: 153