Secretaria de Meio Ambiente destaca importância das calçadas verdes em Itapecerica da Serra
Itapecerica da Serra vem retomando o ciclo de arborização urbana na cidade, incentivando o plantio de árvores e realizando ações e orientações para a implantação de calçadas verdes nas ruas e avenidas do município, com objetivo de organizar e promover melhorias nos espaços públicos.
Um exemplo de valorização do espaço verde foi implantado na avenida Belo Horizonte, no Parque Paraíso. O local agora conta com calçada com largura mínima para o passeio público, proporcionando segurança aos pedestres. Houve melhoria da mobilidade urbana e organização de uma área arborizada.
A calçada verde nada mais é do que a criação de uma área permeável no passeio, recoberto geralmente por algum tipo de vegetação, mais comumente grama, árvores e arbustos espaçados. Sua implantação permite aumentar as taxas de infiltração de água no solo, diminuir a absorção de calor do sol e reduzir a amplitude térmica em dias mais quentes, deixando a paisagem mais bonita com jardins e corredores ecológicos.
“Quando são respeitadas as medidas previstas para as calçadas no Código de Obras do município, é possível implantar soluções criativas para uso destes espaços através de uma função diferenciada e paisagística do passeio público”, explica a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente.
A SPMA recomenda que a elaboração das calçadas verdes seja feita com espécies de pequeno e médio porte como ipês, resedás, quaresmeiras, manacás-de-jardim e patas-de-vaca. Os espaços verdes devem ser recobertos com grama ou outro tipo de vegetação herbácea. Importante evitar espécies que apresentem espinhos ou que ramifiquem muito próximas da base do tronco, para não prejudicar a visão e a passagem dos pedestres.
A equipe da Secretaria está à disposição para prestar orientação técnica às pessoas interessadas em implantar o espaço verde na calçada, pelo telefone 4668.9267.