Secretária de Saúde de Taboão da Serra desmente áudio sobre mortes no PS da Antena
A jovem foi atendida por uma equipe médica do PS Antena
Um áudio sobre duas supostas mortes no PS da Antena, em Taboão da Serra, viralizou nesta segunda-feira, dia 6, através do WhatsApp. Sem identificação, uma mulher diz que um jovem de 18 anos morreu devido a bactéria misteriosa e toda a unidade estaria contaminada. Na conversa, ela afirma que uma adolescente também teria morrido em decorrência a contaminação na unidade.
A secretária de saúde de Taboão da Serra, Dra. Raquel Zaicaner, desmentiu o áudio e tratou o assunto como uma “fake news”. “O áudio sobre o Antena é falso, tudo falso. Muito triste, revoltante, ver que tem gente capaz de armar esse tipo de situação, com a intenção de viralizar e com a intenção de amedrontar as pessoas, não sei quais outras intenções tem por trás disso tudo”.
O áudio circulou por grupos de WhatsApp e outras redes sociais. “Isso não ocorreu, o Antena funciona normalmente. Acho muita irresponsabilidade e desserviço a população uma coisa dessas”, afirmou a secretária. A prefeitura busca a autora do áudio, que pode ser processada por disseminar mentiras, criando pânico e medo nos moradores.
O áudio
A mensagem gravada por uma mulher começou a circular por meio do WhatsApp na segunda-feira, dia 6. Ao meio dia, diversos grupos já compartilhavam o áudio e no fim da tarde, já viralizado, era questionado e comentado por grande parte dos moradores.
No áudio, a mulher diz para uma conhecida, que ela chama de Luciana. “Você avisa pra todo mundo, a moça, tua inquilina que trabalha no Antena, ela trabalha lá dentro do Antena, ela mexe na parte da faxina lá dentro, é pra ninguém estar indo no hospital. Morreu um rapaz de vinte e poucos anos lá, com uma doença que ela não quis falar”.
Ela segue com a conversa: “A doença contagiou o hospital todinho, minha ‘fia’. Aí foi outra moça de 16 anos pegou a doença do menino, a infecção do rapaz que morreu. A menina de 16 anos morreu, com a bactéria do rapaz que já tinha morrido no hospital”.
Além de propagar a mentira da morte de duas pessoas, a mulher ainda dá um recado imprudente que pode colocar em risco a saúde de quem precisa de atendimento de emergência. “Estão pedindo pra ninguém ir no hospital, tá entendendo? Então avisa pro povo aí que você conhece pra evitar de ir no hospital da Antena. O negócio tá feio lá”.
Para corroborar com a história fictícia, a mulher ainda argumenta: “Foi o cara lá, o detectador (SIC) de bactéria, olhou lá nos oculozinhos que eles põem e disse que o hospital está lotado de bactéria, pra evitar, aquele que pode não ir naquele hospital”.