Secretaria de Saúde de Taboão da Serra orienta a população sobre a hipertensão arterial
Saiba quais são as causas, sintomas e como tratar a pressão alta
Dia 26/04 é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial e a população deve estar atenta aos sinais de alerta
Vera Sampaio
Nesta segunda-feira, 26/04, é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. A data foi instituída através da Lei Federal 10.439/2002, para conscientizar a população sobre a importância de realizar um diagnóstico preventivo e o tratamento da doença, também conhecida como “Pressão Alta”. De acordo com a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, estima-se que existam no Brasil mais de 30 milhões de hipertensos, destes, segundo o Ministério da Saúde, apenas 10% fazem o controle adequado.
Por isso, a Secretaria de Saúde de Taboão da Serra orienta os moradores sobre o que é hipertensão, sintomas e como evitar. “A hipertensão é uma doença multifatorial, de origem genética, mas que também tem fatores externos que contribuem, como o excesso de sal da comida, obesidade, tabagismo, sedentarismo, grande ingesta de álcool, entre outros. Tudo isso, associado aos fatores genéticos causa-se a hipertensão arterial”, explica Dr. Márcio Riba Bonfim, médico e especialista em Saúde Pública.
“A pressão arterial normal seria 120×80, o famoso ‘12×8’. Acima de 140×90, ou seja, 14×9 sustentada em várias aferições é característico de um quadro de hipertensão arterial e precisa ser investigado. Dificuldade visual, mal estar, fraqueza, náuseas, enjoo, cefaleia (dor de cabeça) intensa são os sinais maiores de alerta da hipertensão”, ressalta Dr. Márcio.
A hipertensão arterial, na maioria dos casos, é uma doença assintomática que acomete o cérebro, olhos, rins e o coração. As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo, como infarto e Acidente Vascular Cerebral (AVC). Nos olhos, a hipertensão pode causar degeneração e lesão na retina, chegando até a cegueira. Nos rins, pode causar insuficiência renal, levando os pacientes a fazerem hemodiálise.
Manter hábitos de vida saudável, como não ingerir bebida alcoólica em excesso, não fumar, reduzir a quantidade de sal, doces e carboidratos na alimentação, praticar atividade física regularmente e fazer acompanhamento médico são essenciais para o controle da pressão arterial.
A Secretaria de Saúde de Taboão da Serra oferece tratamento gratuito para pessoas com hipertensão. Procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência e se informe.
Vídeo informativo
A Secretaria de Comunicação publicou um vídeo informativo com o Dr. Márcio sobre o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Para assistir, procure por “Prefeitura de Taboão da Serra”, no Facebook, Instagram ou Youtube. Curta, siga e compartilhe as redes sociais oficiais do município.