Secretaria de Saúde de Taboão da Serra vai seguir orientação de especialistas e imunizar adolescentes sem comorbidades
A Secretaria de Saúde de Taboão da Serra informou nesta sexta-feira, dia 16, À reportagem do Portal O Taboanense que vai seguir a orientação do comitê científico estadual e da Organização Mundial de Saúde e manter a vacinação contra a covid de adolescentes sem comorbidades, contrariando a recomendação da nota técnica do Ministério da Saúde.
“Quanto a vacinação dos adolescentes no nosso município, vamos seguir a orientação da Organização Mundial de Saúde e do Governo Estadual e continuar vacinando os nossos adolescentes enquanto tivermos estoques da vacina Pfizer. Então a gente deve continuar com a vacinação normalmente”, declarou o secretário de Saúde José Alberto Tarifa.
De acordo com Tarifa, a imunização dos adolescentes de 12 a 7 anos sem comorbidades só será suspensa se não houver estoque da vacina Pfizer.
“Se tivermos interrupção de estoque vamos ter que também interromper a vacinação, mas nesse momento ainda temos um estoque suficiente para que não seja suspensa”, pontuou Tarifa.
Em nota ao Portal O Taboanense, o governo do estado informou que “o Governo de São Paulo lamenta a decisão do Ministério da Saúde, que vai na contramão de autoridades sanitárias de outros países. A vacinação nessa faixa etária já é realizada nos EUA, Chile, Canadá, Israel, França, Itália, dentre outras nações. A medida cria insegurança e causa apreensão em milhões de adolescentes e famílias que esperam ver os seus filhos imunizados, além de professores que convivem com eles”.
O Plano Estadual de Imunização (PEI) informa que a vacinação dos jovens de 12 a 17 anos começou em SP no dia 18 de agosto e já foram imunizadas cerca de 2,4 milhões de pessoas, ou seja, 72% deste público.
”São Paulo segue a orientação do PEI, Plano Estadual de Imunização, e seu comitê científico. Nós temos médicos, especialistas, são infectologistas. A orientação deles, salvo algum fato novo, é manter a vacinação dos jovens de 12 a 17 anos. Vamos continuar a vacinar. Já vacinamos todos com comorbidades e agora estamos vacinando todos, até essa faixa etária de 12 anos”, disse o governador João Doria.
Para se vacinar
Para receber a vacina, menores de 18 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsável legal. Ambos precisam levar documento de identificação com foto e CPF. No local, o adulto deverá assinar um termo de consentimento que autoriza a vacinação no adolescente. Caso o termo não seja assinado ou não apresentem CPF, o adolescente não poderá ser vacinado. Também é necessário apresentar cartão do SUS e comprovante de endereço de Taboão da Serra.
Quem tem mais de 18 anos e receberá a primeira dose do imunizante precisa apresentar documento de identificação com foto, CPF, comprovante de endereço e cartão do SUS. Já os moradores que receberão a segunda dose, devem apresentar o cartão de vacinação que comprova a aplicação da primeira dose, cartão do SUS e documento de identificação com foto.
Para todas as pessoas a serem vacinadas, é desejável pré-cadastro no site www.vacinaja.sp.gov.br.