Secretaria de Segurança diz que irá reorientar policiamento no Jd. Monte Alegre
A iniciativa da população do Jd. Monte Alegre, que compareceu em grande número na reunião do Conseg, na última quarta-feira, dia 22, começa a surtir efeito. A Secretaria Estadual de Segurança Pública entrou em contato com o Portal O Taboanense após a publicação da reportagem que mostrou a mobilização dos moradores e informou que “irá analisar o relato para reorientar o policiamento em Taboão da Serra”.
A reunião do Conseg aconteceu no Senac e foi a maior mobilização popular em relação a segurança pública. Os moradores se mostraram revoltados com a falta de segurança no bairro, além dos roubos, assaltos a residências e arrastões em pontos de ônibus. A gota d’água foio latrocínio do Sr. Nelson, que morreu em frente a sua residência enquanto esperava pela van escolar dos filhos.
A Secretaria de Segurança Pública entrou em contato com a redação e enviou uma nota oficial sobre a situação caótica que o bairro vive. “Em atenção à reportagem “Revoltados, moradores cobram mais segurança no Jd. Monte Alegre”, a SSP informa que o comando local da Polícia Militar irá analisar o relato para reorientar o policiamento em Taboão da Serra”.
Ainda segundo a Secretaria de Segurança Pública, “em 2016, as polícias prenderam 834 pessoas em flagrante no município”. Sobre o latrocínio do Sr. Nelson, a assessoria informou que “a ocorrência foi encaminhada para 75º DP da capital, que investiga o caso. Imagens de câmeras próximas ao local estão sendo analisadas para auxiliar na identificação dos autores e testemunhas já foram ouvidas”.
Os casos violentos vêm aumentando em proporções geométricas em toda a cidade. A população sofre uma insegurança não vista há tempos. Coincidência ou não, as viaturas e policias da Força Tática, que estavam lotados no 36 Batalhão da Polícia Militar, que atendiam Taboão da Serra e Embu das Artes, foram transferidos para Osasco.
Informalmente alguns policias militares conversaram com a reportagem no início do ano, quando a mudança foi feita. Segundo eles, a Força Tática foi realocada por iniciativa do 8º Comando do Policiamento da Área Metropolitana 8 (CPA), que fica em Osasco e atende as cidades da região.
A tentativa de aumentar o efetivo de forma regional acabou deixando buracos nas cidades, Taboão da Serra sofreu e sofre com essa mudança. Ainda segundo alguns PMs, o efetivo teve baixas no início do ano por conta da Operação Verão, do Governo do Estado, que transfere policiais da Grande São Paulo e do Interior para o Litoral, o que desfalcou, ainda mais, o efetivo combalido de Taboão da Serra.