Secretaria de Transportes moderniza e expande sistema de comunicação
Redução no tempo-resposta no atendimento das ocorrências é uma das vantagens do Sistema de Transmissão de Voz Digital adotado pela Setram
Sistema de Transmissão de Voz Digital agiliza o trabalho dos agentes de trânsito de Taboão da Serra
Por Edimon Teixeira
O relevo acidentado, composto em grande parte por montanhas em Taboão da Serra, sempre foi um grande percalço para a comunicação sem fio, para os órgãos que dependem de boa recepção para desempenho de suas funções. Forças da Segurança, Saúde e, mesmo a pasta de Transportes, são alguns deles.
Para contornar essa situação, a Prefeitura de Taboão da Serra, por meio da Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (Setram), contratou empresa especializada no fornecimento de Sistema de Transmissão de Voz Digital. Com a iniciativa, o município dispõe de modernos equipamentos e tecnologia de ponta.
A inovação estabelece, via rádio, comunicação imediata, o que reduz o tempo-resposta no atendimento das ocorrências direcionadas ao setor operacional da pasta. Desta forma, problemas de falhas e ruídos na comunicação, antes registrados, têm sido superados, o que concede mais agilidade aos trabalhos.
“O serviço contratado contempla a configuração, manutenção preventiva e corretiva, substituição de peças e treinamento”, revela Dr. Gerson Brito, Secretário de Transportes. “Todo o Sistema possui modulação nas frequências outorgadas pela Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações”, explica.
O Sistema de Transmissão de Voz Digital da Setram é composto por duas estações repetidoras digitais, 21 estações de bases móveis digitais, duas estações de bases fixas digitais, 46 estações portáteis básicas digitais, nove microfones remotos para estações portáteis básicas digitais, e duas Estações Básicas IS Digitais.
“Hoje temos comunicação de ponta a ponta e sem interferências”, lembra o secretário Dr Gerson Brito, que destaca a importância dos novos equipamentos. “Agora conseguimos cobrir, de maneira eficiente, até ‘pontos cegos’, aonde antes as mensagens não conseguiam chegar”, pontua o gestor.