Secretaria Penitenciária nega rebelião em CDP de Itapecerica da Serra
A Secretaria da Administração Penitenciária informa que não houve rebelião no Centro de Detenção Provisória “ASP Nilton Celestino” de Itapecerica da Serra na manhã da última sexta-feira, dia 2. A unidade passou por revista e está funcionando normalmente dentro do “padrão de segurança e disciplina da Pasta”.
Em nota ao Portal O Taboanense, a SAP informou que na manhã de sexta-feira, estava sendo realizado um culto religioso em algumas celas dos raios IV e VI, e os agentes de segurança penitenciária ouviram barulhos de pancadas, e solicitaram que “o culto fosse feito em um volume mais baixo, pois estaria fora do normal”.
Após a solicitação, “alguns presos começaram a desacatar os agentes e, quando os servidores foram realizar a tranca das celas, os detentos se recusaram a entrar”, disse a nota da SAP.
A nota ainda informa que, imediatamente a direção foi comunicada e acionou o Grupo de Intervenção Rápida (GIR).
Para tentar impedir a entrada do GIR, “os presos que iniciaram o ato de insubordinação realizaram uma barricada com colchões e atearam fogo, que foi rapidamente controlado pelos agentes com o uso do hidratante da unidade”.
Após a entrada do GIR nos dois raios a situação foi rapidamente controlada. Foi aberto Procedimento Apuratório Disciplinar, realizada revista geral e os que estavam a frente do ato subversivo foram presos identificados e transferidos.
Ainda de acordo com a Secretaria, a visitação está ocorrendo normalmente na unidade, com exceção dos raios IV e VI, por questão de segurança.