Secretário de Assistência Social comemora a instalação o Conselho Tutelar no Pirajuçara
O secretário de Assistência Social e Cidadania, Wagner Eckstein
- Acompanhe as redes sociais do Portal O Taboanense e fique sempre ligado em tudo o que acontece de importante em Taboão da Serra e região. Siga-nos no Facebook, Instagram e Twitter
Taboão da Serra terá, a partir de 2024, mais um órgão do Conselho Tutelar. A nova unidade será no Pirajuçara. O projeto aprovado pela Câmara Municipal já foi sancionado pelo prefeito Aprígio (Podemos).
O secretário de Assistência Social e Cidadania de Taboão da Serra, Wagner Eckstein, falou com a reportagem do Portal O Taboanense, sobre a nova unidade do Conselho Tutelar do Pirajuçara.
Eckstein destacou que “dentro da política de assistência social e nas ações, a criança e o adolescente são prioridades, assim como o deficiente, o idoso, pessoas em situação de rua”.
Para o secretário da pasta, Taboão da Serra “sente a necessidade de um segundo Conselho há muito tempo. Taboão da Serra tem 300 mil habitantes, nós temos um Conselho Tutelar, que fica no centro”.
Eckstein disse que levou a demanda ao prefeito Aprígio, que autorizou o estudo para a implantação do segundo conselho tutelar em Taboão da Serra. “Nós pontuamos isso já no plano de governo do prefeito Aprígio, conversamos e ele falou – vamos organizar… Aproveitamos essa oportunidade para reformular toda a política da assistência voltada para a criança e o adolescente. O Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e o próprio Fundo Municipal da Criança e do Adolescente também tiveram uma reformulação. Atualizamos a legislação e fizemos a instituição do Conselho do Pirajuçara”.
A unidade começará a funcionar em 2024. No próximo mês será aberto um cronograma para a implantação do conselho tutelar do Pirajuçara, como explicou Wagner Eckstein.
“A partir de janeiro de 2024, vamos ter a instalação de fato do Conselho Tutelar do Pirajuçara. Em abril, abre-se o cronograma chamado pelo CMDCA (Conselho Municipal da criança e do Adolescente), cronograma de inscrição, preparação, capacitação, da realização das provas, avaliação psicológica, e da aprovação daqueles que foram os candidatos”, esclareceu o secretário.
A eleição para os novos conselheiros, dos dois Conselhos Tutelares de Taboão da Serra, vai acontecer em outubro. Cada unidade contará com 5 conselheiros titulares e cinco suplentes.
Ecktein ressalta que com os dois órgãos em atividade, será possível oferecer um atendimento mais rápido para a criança e o adolescente que tiver em situação de risco. “A partir desses dois órgãos, nós teremos condições de ter uma atenção, um olhar mais atento, junto com as políticas públicas da Assistência, da Saúde, da Educação, do Esporte e com a sociedade. Teremos condições de fazer um diagnóstico mais rápido de toda essa situação de risco que, porventura, uma criança vive”, falou.
“Essa agilidade no diagnóstico e presteza, junto com o Conselho, nos dá condições e segurança de fazer intervenção dentro daquele contexto familiar e garantir a segurança, a proteção e o desenvolvimento pleno daquela criança e daquele adolescente”, complementou Eckstein.
Para o secretário, esse é “um momento histórico dentro da Assistência e da proteção da criança”.