Secretário de Cultura de Taboão se reúne com representantes do MinC em São Paulo
Bressan quer trazer recursos federais para o município
Representantes da Cultura de Taboão e do MinC se reuniram na sede da Superintendência em SP
O secretário de Cultura de Taboão da Serra Wanderley Bressan, se reuniu com representantes do Ministério da Cultura, na tarde de quarta-feira, dia 13, o encontro aconteceu na sede da Superintendência Regional de Cultural no estado de São Paulo, que é uma representação do Ministério da Cultura no estado.
Bressan foi recebido por Nelo Rodolfo, superintendente regional do Ministério da Cultura, e Sérgio de Paula, chefe substituto da Superintendência Regional de São Paulo do Ministério da Cultura.
Segundo Bressan o objetivo da visita foi entender quais são os critérios para que Taboão da Serra possa se enquadrar no Sistema Nacional de Cultura e passar a receber recursos federais do Ministério da Cultura e do Fundo Nacional de Cultura.
“Para que Taboão hoje se enquadre ao Sistema Nacional de Cultura é preciso que a gente execute a rearticulação do Conselho Municipal de Cultura e também a aprovação do Plano Municipal de Cultura, que ainda não foi aprovado”, explicou Bressan, ele ainda afirma que irá retomar juntamente com os coletivos, a questão do Plano Municipal de Cultura na cidade.
“Por isso estamos iniciando um processo de construção coletiva, uma fase de articulação com todos os coletivos de cultura. Vamos fazer um chamamento para que eles comecem a participar de um processo de construção, de rearticulação do Conselho Municipal e também que os coletivos construam, junto com a Secretaria de Cultura, o Plano Municipal de Cultura. E a partir daí a gente fica apto a receber recursos do MinC”, concluiu o secretário.
“O encontro foi bem positivo, ele premia o novo momento que a cultura do município está vivendo, de constante diálogo com os coletivos. E a Secretaria de Cultura de Taboão se sente muito honrada em poder cumprir esse papel de interlocução entre o Ministério da Cultura, e aproximar as ações e os investimentos do Ministério, dos nossos artistas locais. Esse é o papel que a Secretaria de Cultura está assumindo”, esclareceu.
Bressan ainda frisou que uma cidade como Taboão da Serra “com um patrimônio cultural e a diversidade de artistas e coletivos que produzem cultura das mais diversas formas e que estão latentes aqui na cidade não podem deixar de receber recursos do governo federal e do Ministério da Cultura”.
E garantiu que, Taboão da Serra irá utilizar de todos os dispositivos legais e procedimentos necessários para que o município entre no cenário do MinC e dispute com qualquer outra cidade os recursos federais para produzir cultura.
Também participaram da reunião, Regina Azzulini, João Lisante e Henry Machado, da Secretaria de Cultura de Taboão da Serra.