Secretário de Transporte diz que nova frota de ônibus da Pirajuçara não pode representar em aumento da tarifa
⊕ Rose Santana
A Comissão de Transporte da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou Audiência Pública nesta segunda-feira, dia 6, para discutir a situação do transporte público no município. Recentemente a viação Pirajuçara/ Fervima adquiriu 20 novos carros para a linha Circular, mas por um impasse entre a empresa e a Prefeitura, a frota não está em circulação.
Os vereadores presentes questionaram a empresa e o secretário de Transporte Gerson Brito, porque a nova frota ainda não esta atendendo a população taboanense. “Nós chamamos essa audiência pública para entendermos porque os novos ônibus ainda não estão circulando”, esclareceu o presidente da Comissão vereador Marcos Paulo (PPS).
O secretário de Transporte explicou que só irá liberar a nova frota após a viação atestar que os novos ônibus não implicarão em aumento de tarifa. “Ninguém é contra ônibus novos. Esse mês [a empresa] apresenta a planilha de custos para que em janeiro comece nova tarifa na cidade. E colocando ônibus no mês de novembro é inflar o custo da empresa para que haja uma nova tarifa. Quem vai pagar isso? E quem tem que ditar as normas somos nós [Prefeitura] não é a empresa tem que fazer as coisas e achar que somos obrigados a engolir”, disparou.
Já a empresa, através do advogado Antônio Gomes da Silva, que participou da audiência, se defendeu dizendo que a “única intenção da empresa é renovar a frota e não aumentar tarifa”, como alega o governo, e que os ônibus estão aptos para entrar em circulação, porém, aguarda a liberação da Secretária de Transporte.
“A viação Pirajuçara renovou, adquiriu 20 veículos novos, 0 km para inclusão na frota, com o intuito de oferecer única e exclusivamente ao usuário uma frota mais moderna. O aumento de passagem segue as regras estabelecidas em contrato. O intuito é trabalhar, é fazer com que Taboão da Serra tenha cada vez mais um transporte de qualidade”, declarou o advogado.
Para o presidente da comissão esse impasse precisa ser revolvido. “O papel da comissão é fazer com que os ônibus vão para as ruas. O que queremos é um transporte de qualidade, tem ônibus novos. O que ficou claro na audiência pública, foi que, a empresa vem sendo multada porque os ônibus não estão mais em sua vida útil, não estão atendendo a qualidade esperada pelo poder público. E a empresa se coloca [a mudar], mas se cria um novo debate, se isso vai impactar ou não [no aumento da tarifa]. E eu acredito que isso será resolvido na justiça”, declarou Marcos Paulo.
Os demais membros da comissão, os vereadores Johnatan Noventa (PTB) vice-presidente e Carlinhos do Leme (PSDB) membro, além dos vereadores Moreira (PSD) e Ronaldo Onishi (SD), representantes do sindicato dos motoristas e trabalhadores da viação também participaram da audiência.