Secretário dos Transportes de SP promete “novidades” sobre o metrô Taboão da Serra
Em sua rede social, o secretário dos Transportes Metropolitanos de São Paulo, Alexandre Baldy, publicou que em breve poderá ter “novidades” em relação ao metrô em Taboão da Serra.
“A extensão da Linha 4 Amarela está em estudos. Nos próximos dias teremos novidades”, respondeu o secretário ao ser questionado por um internauta.
Em dezembro de 2019, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos – STM, divulgou que a expansão da Linha 4-Amarela do Metrô rumo a Taboão da Serra, estaria sendo negociada com a concessionária ViaQuatro.
Promessa que virou estudo
A promessa é antiga, e as primeiras notícias vieram a tona em 2010, quando era previsto que o ramal chegaria à cidade já em 2014. No ano passado, o então candidato, e agora governador João Doria, em visita à região, chegou a prometer a obra.
A chamada fase 3 conta com 2,7 quilômetros a partir do futuro terminal Vila Sônia. A extensão até Taboão da Serra, com uma parada intermediária, foi prometida também em anúncio do governador Geraldo Alckmin em maio de 2012, a um custo de 1,2 bilhão de reais.
Em 29 de julho de 2014, um vídeo foi publicado pela ViaQuatro com os detalhes da extensão até Taboão. O novo trecho beneficiará cerca de um milhão de pessoas, a maioria de baixa renda, dando melhor acesso a novos empregos e educação.
Hoje, entre Taboão da Serra e o centro de São Paulo, uma pessoa gasta 1h35; com a extensão da linha, esse tempo cairá para 24 minutos.
Estação Vila Sônia
As obras da futura estação Vila Sônia, na Linha 4-Amarela do Metrô deve ser inaugurada em maio de 2021. O governo do estado prevê a conclusão da obra em dezembro deste ano para que a inauguração ocorra no 1º semestre de 2021.
Com informações do Via Trolebus