Segunda reunião da CEI do Shopping expõe polêmica com Eduardo Nóbrega
A CEI que investiga os motivos da não construção da alça de acesso do Shopping Taboão, sentido Embu das Artes, teve uma reunião polêmica na última quarta-feira, dia 18. A presidente da comissão, vereadora Érica, recebeu uma denúncia formalizada por um jornalista da cidade dizendo que o vereador Eduardo Nóbrega, que faz parte da CEI, teria vínculos com o Shopping.
A denúncia afirma o Shopping Taboão é um dos patrocinadores do Clube Atlético Taboão da Serra e que Eduardo Nóbrega é irmão do atual presidente, Anderson. A presidente da comissão leu a denúncia publicamente e, após reunião com outros membros da CEI, deu prazo de sete dias para Nóbrega se defender. Ele não participou da reunião.
O vereador Luis Lune disse que a CEI tem que transmitir seriedade. “Não basta ser sério, tem que passar seriedade. O Nóbrega poderia pedir para sair da comissão, para não expor e nem colocar em cheque a imagem dele e a própria CEI, pra ele colaborar não precisa fazer parte da CEI”, afirmou.
Lune fez críticas também ao prefeito Fernando Fernandes. “Acredito que existe uma omissão do Poder Executivo, o prefeito tem um instrumento chamado caneta e poderia exigir que o Shopping apresentasse um plano objetivo, coeso, de respeito pela cidade. É uma pena que acabe sobrando para nós, do Poder Legislativo, uma demanda tão grande. O Poder Executivo manda, se ele quisesse que fosse construída, já teria saído. Se eu fosse prefeito já teria saído”.
A vereadora Érica Franquini ressaltou a seriedade da CEI. “Essa é uma CEI séria, tão séria, que já chegou essa denúncia e chamamos essa reunião extraordinária. Desde quando abrimos essa CEI a população tem parabenizado essa casa, o nosso papel de fiscalizar e cobrar. E o que nós queremos é a alça do Shopping que lesou não construindo”.
Érica fez um contraponto, dizendo que não existe perseguição ao empreendimento. “O Shopping é um grande investimento na nossa cidade, todos gostam de ir, nenhum vereador é contra o Shopping Taboão, deixar bem claro antes que coloquem palavras na nossa boca. Não é isso, nós queremos a construção da alça. A população de Taboão da Serra cobra isso. Nada mais justo do que fazermos nosso papel de fiscalizador”.
O vereador Moreira disse que a alça é muito importante para a cidade “A alça vai contribuir muito com o trânsito, principalmente de manhã. Com esse instrumento, que tem poder para cobrar. Alguém autorizou o Shopping a funcionar sem cobrar as contrapartidas. Temos várias outras contrapartidas que o Shopping prometeu e não está cumprindo”.
Os vereadores ainda aguardam o envio de documentos pedidos ao Shopping Taboão e a prefeitura. A próxima reunião ainda não tem data para acontecer. O Portal O Taboanense entrou em contato com o vereador Eduardo Nóbrega que disse que só iria se pronunciar depois de ter acesso ao conteúdo da denúncia.