Segura a peruca! A Em Off tá no ar e tá contando tudo sobre a política de Taboão da Serra
Abre a porta
Aê galera, como promessa é dívida, e aqui quitamos tudo certinho, a Coluna Em Off está de volta. Sentiram saudades? Nós também. Segura a peruca que o que vem daqui pra frente vai corar os mais puritanos. Tirem os pudicos da sala que a Em Off tá chegando… e aqui é na chinelada!
Abre a porta 2
E um secretário do governo Aprígio, iluminado, disse que a Coluna Em Off “é igual a casa sem campainha, todo mundo bate palma”. Aê, acertou uma, miserávi.
Vem aí
A Unifecaf prepara para os próximos dias o lançamento do seu novo campus, um campus conceito, cheio de sinergia com os novos tempos e que promete revolucionar a educação em Taboão da Serra. As poucas pessoas que viram o projeto (nós, entre eles) estão impressionadas com a modernidade e integração que o novo espaço promete oferecer.
Vem aí 2
O campus conceito será construído em tempo recorde (promessa de entrega em junho de 2024) bem ao lado da faculdade Anhanguera, quase um tiro de misericórdia na concorrência. A ideia dos proprietários da UniFecaf é transformar o local não apenas em um espaço educacional, mas de convivência, aberto para a comunidade, um lugar de encontro e referência para Taboão da Serra.
Vem aí 3
O local terá capacidade para 1500 alunos (13 salas de aula e quatro laboratórios), mas a expectativa é que muito mais gente circule por lá. O complexo terá duas pistas de boliche, barbearia, salão de beleza, estúdio de tatuagem e piercing, café, restaurante, redário, um espaço verde com um enorme espelho d’água, além de um anfiteatro com capacidade que ainda será definida pela diretoria.
Vem aí 4
O que promete roubar a atenção e ser um marco para Taboão da Serra é a arquitetura moderna e despojada que está sendo desenvolvida pela Pitá, arquitetura e Design, um dos escritórios mais prestigiados do país. “Viemos para fazer a diferença, pode anotar aí, em 2024 teremos um espaço novo, moderno e de multiuso para Taboão da Serra”, afirmou Marcel Gama, um dos proprietários da UniFecaf.
Vem aí 5
Só para avisar: Marcel Gama é quem coordena de perto o projeto. Acelerado, aceleradíssimo, promete prazos e espaços novos a cada conversa, assustando e apavorando engenheiros e a equipe das obras. Entre funcionários da faculdade já é chamado, muy carinhosamente, de Marcel “Promessinha”. Tem tudo pra entrar para a política, hein?
Desinteligência
Ainda repercute a confusão que marcou a audiência pública da Alesp em Taboão da Serra. Sem juízo de valores: entre mortos e feridos, entre versões e mais versões, entre acusações e chororô, entre covardes e valentes, entre gregos e baianos, entre videoszinhos e declarações à imprensa, entre fake news e fake news, só uma coisa é certa: Todos erraram. Todos. E ponto final.
Desinteligência 2
A confusão generalizada acabou com qualquer possibilidade de discussão dos reais desafios e necessidades das oito cidades do Conisud. Mas dizem que pelo menos no Orçamento Estadual 2024 a região será contemplada com uma edição do UFC que já estaria garantida para o ano que vem. Palco e experiência nós já demonstramos que temos.
Desinteligência 3
Em uma matéria veiculada em uma grande emissora de TV, além da treta na audiência pública de Taboão da Serra, também mostraram uma barafunda similar na “pacata” Belford Roxo. Um assessor de Aprígio, empolgado com a repercussão, disparou: é que eles não conhecem a “Milícia do Waguininho”.
Célebre frase
Do escritor e estadista alemão, Johann Wolfgang von Goethe: “As pessoas tendem a colocar palavras onde faltam ideias”.
Figurinha carimbada
Valendo uma feijoada completa no restaurante da Tia Lourdes, com direito a caipirinha com picolé, quem é a figurinha carimbada da foto? O primeiro que acertar e deixar o nome no comentário do nosso Insta será nosso convidado pra feijuca. Valendo! Ah, e só vamos revelar quem é o guri da foto na próxima coluna.
Tarcísião da massa
Essa nem mesmo o prefeito Ney Santos sabe. O governador Tarcísio de Freitas irá construir um novo hospital infantil em Embu das Artes. Nas próximas semanas, o anúncio oficial será feito.
Sem acordo
“Ninguém toca mais no assunto, melhor deixar cair no esquecimento”, sonhou em voz alta um assessor da ACA (Alto Conselho Aprigiano). Porém, o processo do secretário de planejamento Allan Mohamed contra o vereador Sandro Ayres continua cintilando nas barras da justiça. Não tem santo, ou secretário com fama de mau, que convença Allan a retirar o processo.
Sem acordo 2
Segundo uma pessoa muito próxima a Allan Mohamed, o secretário continua muito chateado com o vereador. Mesmo com alguns conselhos sendo soprados nos seus ouvidos, ele anda se fazendo de surdo. A única chance desse processo morrer é uma retratação pública de Sandro Ayres, além do parlamentar assumir os custos processuais. É ver para crer. Lembrando que Sandrinho foi enfático: “ou retira, ou se retira, ou eu me retiro”.
Sem acordo 3
A BetTaboão já abriu suas apostas: quem irá rodar primeiro?
Vício
Durante a sessão solene que entregou títulos de Cidadão Taboanense no último dia 6, o secretário Junior Eckstein saiu à francesa e se despediu de um jornalista justificando: “vamos beber”. O troca letras, empolgado com o suposto convite para uma gelada, concordou: “vamos, onde?”. O pai de Cecília até riu: “Tá louco, eu disse que vou dar ‘banho na bebê’”. Esse post tem o patrocínio da Heinecken!
Separados no Berço
O ator argentino Salvador del Sol, que brilha nas telas na película “No Me Rompan” e o artista taboanense, (pré) candidatíssimo a prefeitura de Embu das Artes, Celsinho Vasconcelos
Há vagas
Anota aí, a professora Mônica Souza será convidada pelo prefeito Aprígio para assumir a Ouvidora Municipal. Detalhes separam a indicação.
Célebre frase
De William Shakespeare: “Todo mundo é capaz de dominar uma dor, exceto quem a sente”
Blá-blá-blá
Depois de ter rifado o grupo de Najara Costa, muito bem votada nas eleições municipais de 2020, o Psol decidiu seguir outro caminho e irá fuçar em seu “amplo” time de lideranças para lançar um nome “competitivo” nas eleições municipais de 2024. Pelo menos é o que garante o novo presidente da sigla, o professor José Afonso.
Blá-blá-blá 2
Em nota enviada para a imprensa regional, a Executiva afirmou que “no momento adequado, após debate coletivo, democrático e fraterno, sempre pelos filiados (as) reunidos em suas instâncias partidárias (não pela imprensa), nossa intervenção nas eleições do ano que vem será deliberada”. Ou seja, sempre mais do mesmo.
Blá-blá-blá 3
O Psol de Taboão da Serra teve uma grande chance de implantar, mesmo que a longo prazo, um projeto político verdadeiramente de esquerda. Mas, por questões internas, abriu mão do protagonismo para voltar a ser um partido sem expressão no âmbito municipal. Uma espécie de PSolzinho em dia nublado.
Blá-blá-blá 4
Não que Najara Costa tenha um temperamento que inspirasse e unisse os filiados, pelo contrário. Ela nunca foi unanimidade dentro do Psol, mas era um dos nomes que poderiam levar o partido a eleger uma bancada na Câmara Municipal e garantir políticas afirmativas. Resta saber se o Psol será um partido independente nas próximas eleições, ou um puxadinho do governo Aprígio, como sugerem algumas movimentações.
Blá-blá-blá 5
Porém, sempre cabe a reflexão para todos os lados. Najara tem agora um desafio pela frente. Além de achar um novo partido, deve mudar o discurso antiquado sobre as “desgraças” que perpetuam os “coronéis” da cidade. Nada pior do que um bom conselho seguido por um mau exemplo. Ou seja, é bom que ela fique bem longe dos coronéis que lhe convém.
O último romântico
A sessão solene do dia 6 rendeu boas histórias, mas nenhuma delas melhor do que a protagonizada pelo vereador Ronaldo Onishi. Acontece que durante seu discurso, sem avisar ninguém, ele pediu a jornalista Sandra Pereira em casamento, com direito a se ajoelhar com as alianças nas mãos.
O último romântico 2
Onishi foi muito aplaudido pelo ato romântico, principalmente pelas mulheres presentes na sessão. Nos bastidores os homens se reuniram, preocupados e temerosos: “agora o sarrafo subiu”, diziam.
O último romântico 3
Na sessão de terça-feira, durante a sessão ordinária, Onishi ainda era só sorrisos, mas disse que teve que aprender a lidar com alguns haters nas redes sociais que criticaram sua declaração. Cá pra nós, como tem uma gentinha amarga nesse mundo, né? O amor sempre vencerá.
Célebre frase
Do poeta, matemático e astrônomo persa Omar Khayyám:
“E tu, cético diante da ternura,
impermeável ao sentimento,
aprende esta verdade:
A vida é Amor, e nada mais!”
O próximo romântico
Quem anda exasperado com a situação é João, namorado da vereadora Érica Franquini, que deverão se casar em breve. O publicitário precisará ser muito criativo para fazer uma declaração no mesmo patamar.
Invisível
Indiscutivelmente o ex-vereador Cido é um nome importante, não decisivo, mas importante, nas próximas eleições. Cortejado por muitos, mantém no dedo uma aliança dada por Engenheiro Daniel. Apesar da fidelidade, segundo fontes próximas ao governo Aprígio, ele conversou e ouviu uma proposta muito boa para trocar de lado. Apesar da tentação, Cido sendo Cido, não respondeu mais, não deu satisfação e ativou o modo “desapareCIDO”.
Descanse em paz
Se tem um assunto que ninguém mais toca é a construção do cemitério vertical no Jd. Maria Rosa. Parece que o tema sumiu do radar político, nem mesmo a comissão de moradores tem se manifestado. Assunto encerrado? Ou melhor, assunto enterrado?
Xadrez
Faltando pouco menos de um ano para as próximas eleições, aumenta a movimentação das lideranças. Candidatos do miolo, aqueles que sabem que não vão se eleger, mas ajudam muito na composição do quociente, estão em alta. Mesmo com poucas frentes com chance de eleger vereadores, a tendência é que sejam lançadas, principalmente pelo governo, diversas chapas patati-patatá.
Xadrez 2
Um liderança do governo, em conversa informal com a imprensa regional, confirmou a tendência do governo de abarcar diversas lideranças sem tanta expressão política e eleitoreira: “agora é a Arca de Noé, todo mundo deve entrar”.
Xadrez 3
Questionado sobre o “preço” de trazer tantas lideranças faltando ainda um ano para as eleições, ele sentenciou: “eleição cara é aquela que você perde”.
Xadrez 4
Outro tema da conversa (bem) informal foi sobre o vice “perfeito” para Aprígio. Segundo ele, o esperado é que seja escolhido alguém que tenha penetração no eleitorado da Zona 416. “Não importa se é mulher ou homem, branco ou negro, o que importa e que tenha representatividade na periferia”.
O vice-perfeito
O estafe de Aprígio evita e evitará decidir, especular, conversar, insinuar ou qualquer outro verbo na escolha para quem ocupará a vaga de vice na chapa encabeçada pelo atual prefeito. “O tempo definirá”, disse um membro da ACA. Porém, nos bastidores, ganha força o nome de Carlinhos do Leme. Resta saber se ele foi consultado.
Centrado
Um dos mais experientes assessores do prefeito Aprígio, que assumiu o cargo burocrático há pouco tempo, vem dando algumas sugestões interessantes na administração. Quietinho, quase invisível, bem diferente de outras administrações, sugeriu durante reunião uma nova postura do governo.
Centrado 2
Com experiência de sobra, ele diz que “se fosse o Aprígio, começaria 2024 com mudanças. Assim ele dá um choque. A base parlamentar precisa estar coesa, porque senão o prefeito se transforma em mero despachante. E precisa ter mais presença na rua, focar na zeladoria e manutenção da cidade”.
Centrado 3
Em conversa com um jornalista, seu planejamento foi “aprovado” e deveria ser o mantra do governo a partir de já. “Não precisa inventar a roda, é só seguir a cartilha”.
Vaidoso
Quem passou por uma repaginada nos últimos dias foi o competente Binho da Saúde. Depois de alguns procedimentos estéticos, ele surgiu com novo visual, mais novo e bonito no evento de 1000 dias. Até o prefeito Aprígio reparou, com uma pontinha de inveja, nas sobrancelhas à la henê maru.
Fato curioso
Na história de Taboão da Serra, em 15 eleições, sempre um prefeito conseguiu se reeleger. Mas nunca, nunca, elegeu seu sucessor. E em 2024? Você acha que a tradição será mantida ou não? Quem viver verá.
Célebre frase
Do escritor português, José Saramago: “Dentro de nós há uma coisa que não tem nome, essa coisa é o que somos”
Caleidoscópio
Se alguém pode dizer que foi de A a Z neste ano essa pessoa é o ex-vereador de Embu das Artes Renato Oliveira. Presidente da Câmara Municipal pediu afastamento para se dedicar ao mandato da deputada federal Ely Santos. Menos de dois meses depois deixou Brasília e aportou novamente na cidade das artes, assumindo o cargo de secretário de governo.
Caleidoscópio 2
Na secretaria Renato jura de pés juntos que não será candidato a nenhum cargo eletivo em 2024. “Sou candidato a coordenar a campanha do Hugo [Prado], [Engenheiro] Daniel e Jones [Donizetti]. E quero cuidar do meu filho, sou candidato a isso”, brincou durante conversa com essa coluna.
Desafetos
Aprígio não anda poupando munição contra seus inúmeros adversários. Ao ser questionado sobre os vídeos do ex-prefeito Evilásio Farias contra sua administração, ele soltou essa: “pergunte para esse senhor sobre os prédios do Guaraú”. A pergunta está no ar…
Desafetos 2
Sobre seu “prefeito-vice”, José Vicente Buscarini, Aprígio disse em meio a gargalhadas com dois jornalistas no seu gabinete: “vou morrer de morte natural. Vice nenhum vai me matar”.
Peruquento
Quem não se aguenta com a nova cabeleira é o faz tudo Eric Augusto Vaz. Depois de um implante capilar bem sucedido, o novo “gatão” da prefeitura fez até propaganda para a clínica. Dá uma olhada na situação. Pode isso Aprígio?
Ver esta publicação no Instagram
Luz vermelha
Na prefeitura não se fala em outra coisa. Na rua de trás da sede do Executivo taboanense acaba de ser inaugurada uma das casas mais concorridas da cidade. E as moças parecem que já tem uma clientela pra lá de fiel.
1000 dias
Aprígio realizou o primeiro grande evento na nova sede da prefeitura, na antiga Niasi. Apesar de todas as críticas, o espaço é maravilhoso, sendo bem aproveitado, e tendo tempo, pode se tornar a grande bandeira do governo. Seus pupilos já apelidaram o local de “Palácio do Povo”.
Cultura
Ao saber que Aprígio pretende construir um teatro na nova sede da prefeitura, o humorista e um dos maiores artistas de Taboão da Serra, Thiago Ventura comentou na postagem do Portal O Taboanense: “Vc disse Teatro?” e meteu um coração logo em seguida. Outros artistas da cidade também aprovaram a iniciativa.
Cultura 2
Aprígio se empolgou com a manifestação da classe artística de Taboão da Serra e foi além. Pediu brevidade na elaboração do projeto do teatro na nova sede da prefeitura e já autorizou que fosse feita um estudo para a construção de um teatro no Pirajuçara, próximo do Ginásio Zé do Feijão. O valor estimado de R$ 5 milhões para essa obra já teria garantia de uma deputada federal. Do PL, pasmem!
Gafe
Após o evento dos 1000 dias, Aprígio falou com a imprensa. O som alto atrapalhava a entrevista e ele pediu diversas vezes que “parasse de tocar o CD”. Acontece que uma banda se apresentava ao vivo.
Jabá
Galera, está no ar nosso PodCast, o Em Off Cast (original, né?) Veja as últimas entrevistas pra lá de bacana com a secretária de educação, Dirce Takano, com o publicitário Saulo Freitas, com a protetora animal, Cy Gonçalves, com o secretário de transporte e mobilidade urbana José Vanderlei dos Santos e também com o homem dos cabelos branquinhos, cobertos pelo pó de giz, professor Fenólio. Uma aula sobre a história de Taboão da Serra. Dá uma moral aí e clica em todos.
Abraços
E nossa coluna chega, finalmente, ao fim. Como sempre, obrigado querido leitor pela paciência com a gente. Sem vocês, não somos nada. E como não agradecer tanto carinho após a publicação da última coluna. Abraços para o professor André Ribas, para a competente e sempre simpática Lu França, para o jornalista Márcio Cansiano e para o sempre vereador Walter Paulo de Oliveira. E um abraço mais que especial para a jornalista e fã da Em Off, Ana Carolina.
E mais abraços
E tem mais abraços? Claro que tem. Para o amigão Bruno de Jesus, pensador de muita campanha importante por aí. Para a querida vereadora Érica Franquini, para o inigualável Roberto Terassi, para o sempre polêmico David da Silva e para o democrata Maruzan Corado, os nossos mais efusivos abraços.
C’est fini
Amiguinhos, por hoje é só!
PS1
Essa coluna foi escrita e reescrita ao som da banda Maneva “a vida era um jogo, sem cartas marcadas…” e de Manu Chao, el clandestino “Pa’ una ciudad del norte, Yo me fui a trabajar, Mi vida la dejé Entre Ceuta y Gibraltar”
PS2
Essa coluna é dedicada ao ex-vereador Professor Fenólio, que recentemente deu uma aula sobre a história da educação em Taboão da Serra no Em Off Cast. Professor, obrigado pelo carinho, elegância e generosidade de sempre