Segura essa: Em Off conta quem serão os novos nomes que Aprígio irá anunciar no seu secretariado
José Alberto tarifa que teve seu nome adiantado na última coluna como secretário de saúde: confirmado por Aprígio
Segura a peruca!
Opa, presente de fim de ano. A Em Off especial de réveillon… pode guardar os fogos, suspender o foguetório porque os bastidores da política taboanense já estão pipocando. E em ritmo de virada a Em Off pede passagem. A Em off tá como? Tá ON, papai!
Restam 7
Depois de anunciar 11 nomes, Aprígio aguarda o momento certo para confirmar os sete nomes restantes do seu secretariado. Faltando poucos dias para sua posse, nada mais pode esperar. Apesar de algumas negociações em andamento, Aprígio não deve fazer grandes alterações no que vem chamando de “ministério”.
Segurança
O nome que vem sendo aguardado para assumir a pasta é do delegado da Polícia Civil de Taboão da Serra Rodrigo Falcão. Na cabeça de Aprígio, ele será titular absoluto da sua equipe. O secretário adjunto deverá ser o tenente da Polícia Militar Dacal, que saiu candidato pelo Patriotas na coligação Aprigiana e teve boa votação.
Segurança 2
Dacal, o candidato da chamada ‘bancada da bala’ mais bem votado nas eleições de Taboão da Serra vem se destacando no ACA (Alto Conselho Aprigiano) não apenas pelo seu conhecimento em segurança, mas, acreditem, pela sua desenvoltura nos grupos de WhatsApp que ele comanda com mão de ferro.
Segurança 3
Na campanha Aprígio nunca escondeu que pretendia unificar o trabalho da Polícia Civil e da Polícia Militar, mas ninguém imaginava que essa junção fosse tão estreita. Para o comando da GCM o nome de uma GCM mulher está sendo cotado, o que seria inédito na guarda. Menocci é um dos mais cotados para ser subinspetor.
Habitação
Área que Aprígio domina como ninguém, a Habitação deve ter um técnico no comando. O nome de Nilcio Regueira Dias, que foi assistente de Ângela Amaral, ex-secretária de habitação na gestão Evilásio, tem o nome cotadíssimo. Ele, inclusive, orientou e prestou consultoria para Aprígio na Assembleia Legislativa na questão de moradia popular.
Cultura
Talvez a maior surpresa será o (provável) convite a Binho da Saúde para assumir a pasta. Alguns enxergam a indicação como “prêmio de consolação”, uma vez que ele é o 1º suplente do Podemos e deveria ser catapultado a uma vaga de vereador, caso a primeira-dama e vereadora Luzia Aprígio aceitasse uma secretaria, se licenciando do cargo.
Cultura 2
Definitivamente Binho não é um nome com expertise na cultura, mas para alguns a pasta anda em “ponto morto” e se auto-gerencia praticamente sozinha. Alguns jornalistas já imaginam a manchete da próxima edição: “Binho da (ex) Saúde assume Cultura”. Como dizia o saudoso Mário Henrique: “Sangue de Jesus tem poder”.
Esporte
A pasta segue em aberto, mas o nome do ex-vereador Olívio Nóbrega ganha força. Muita força. A família Nóbrega sempre foi muito ligada ao esporte, comandando equipes de várzea e até mesmo fazendo um grande trabalho na presidência do Cats. Detalhes separam a indicação.
Gestão de pessoas
O ex-vereador Alexandre Depieri deve ser o indicado para a pasta. Foi convidado por Aprígio para ocupar o cargo de ouvidor da prefeitura de Taboão da Serra, mas declinou e disse que, pela fidelidade de anos, esperava uma secretaria.
Gestão de pessoas 2
Membros da ACA (Alto Conselho Aprigiano) julgavam o pedido alto, com pouco espaço de sobra, só um milagre para ele ser secretário. Pois não é que Santa Terezinha colocou suas mãos sobre a cabeça do prefeito eleito e Depieri tem tudo assumir a secretaria. Ô Glória!
Obras
Durante a campanha Aprígio prometeu “reconstruir” Taboão e para isso irá investir em obras. Para tocar a pasta deverá anunciar o seu irmão, Valdemar Aprígio, que saiu candidato a vereador em Embu das Artes, mas perdeu com pouco mais de 800 votos. O ex-vereador Macário, que anda de bituca na pasta, deverá ser o adjunto. Se aceitar, claro.
Mobilidade Urbana e Transporte
Talvez o cenário que gere mais impasse é a pasta de Mobilidade Urbana e Transporte Público. Vários nomes foram cotados, alguns já descartados, outros simplesmente ignorados. Mas quem vem ganhando “corpo” nessa briga é o advogado José Vanderlei dos Santos. Seu nome tem simpatia da cúpula ao redor de Aprígio, mas sofre resistência de alguns setores do governo. Setores influentes, bravos, briguentos… mas que estão mais calmos nos últimos dias.
Junção
A nomeação de Betinho para a pasta de Planejamento foi anunciada na semana passada. Mas Aprígio tem planos maiores, ele deseja unificar a secretaria com a sub-prefeitura do Pirajuçara, dando mais “valor e visibilidade” para os trabalhos do futuro secretário.
Aberto
Aprígio vem conversando com assessores próximos sobre a indicação para o cargo de chefe de gabinete. Apesar de algumas sondagens, nada certo ainda. Uma mulher com perfil experiente deverá ser a escolhida.
Aberto 2
Depois da recusa de Depieri, o cargo de ouvidor continua em aberto. O advogado Erick Augusto Vaz corre por fora e tem a simpatia de Eckstein Junior.
Fechado
Apesar de muitas especulações, quem deve assumir a Defesa Civil é Carlão, de Itapecerica da Serra. Indicação pessoal de Aprígio.
Inusitado
Em 2013, quando era presidente da Câmara Municipal, Eduardo Nóbrega enfrentou um protesto do MTST na Câmara Municipal. Cordial, buscou diálogo com o então coordenador do movimento, Guilherme Boulos. Sete anos depois, os dois estariam na mesma situação, disputando a prefeitura, um de Taboão da Serra e o outro de São Paulo.
E para a legenda (bem sacana da foto) Boulos perguntaria em um exercício de imaginação:
– Nóbrega, como eu faço para ser prefeito?
– Não sei, pergunta lá no Posto Ipiranga.
Célebre frase
Da sabedoria popular: “O cupinzeiro está dividido sobre qual dos tamanduás apoiará na eleição de hoje”.
Carrão
E um jornalista, macaco velho na cidade, ficou inconformado com a indicação do publicitário Arnoldo Landiva para a pasta de comunicação. Atrapalhado, de tanto nervoso, soltou essa: “Nunca ouvi falar desse tal de Arnaldo Land Rover”.
Zero quilometro
O publicitário é dono de uma agência de publicidade que leva seu sobrenome, é considerado novo para o cargo (apenas 30 anos) e deve oxigenar a comunicação da prefeitura com ênfase na comunicação digital. Outro jornalista publicou que ele era pai de dois filhos, gerando a primeira crise política do governo, uma vez que ele só tem UM filho. Somente um. Um só, viu? Um! E tenho dito!
007
Buscarini não esconde de ninguém. Um dos seus primeiros atos como vice-prefeito será contratar uma empresa para vasculhar, milímetro por milímetro cada canto da prefeitura atrás de possíveis câmeras escondidas ou microfones perdidos. “Não se pode vacilar”, teria dito José Vicente Bond.
Sem segredos
O prefeito Fernando Fernandes deu sua última entrevista coletiva do mandato nesta segunda-feira, dia 28. Ao lado do ex-candidato Engenheiro Daniel, apresentou as obras em andamento na cidade e garantiu que irá deixar dinheiro em caixa para a conclusão de todas. E, com uma sinceridade extrema, respondeu a todas perguntas sem meias-palavras.
Sem segredos 2
Ao ser questionado por um jornalista se Engenheiro Daniel seria seu plano “A”, o nome escolhido para dar continuidade ao seu legado político, Fernandes mostrou que a relação com Bogalho não foi apenas “um amor de verão”. Sem titubear garantiu que em 2022, Daniel fará dobrada com Analice Fernandes e será candidato a deputado federal pelo PSDB.
Sem segredos 3
Diante da perplexidade dos jornalistas com a confirmação, tão cedo, que Daniel será seu candidato a deputado federal, Fernandes explicou: “Não dá pra gente ficar evitando essa conversa porque pro Daniel ganhar a eleição a gente precisa contar para o povo. Se não combinar com o povo não tem chances”.
Sem segredos 4
Fernandes disse que apesar de não ter sido eleito, a votação de mais de 66 mil votos coloca Engenheiro Daniel como um vencedor das eleições municipais. “A esperança ainda pousa sobre os ombros do Daniel. Metade da cidade acredita que ele era o melhor para Taboão. A luta do Daniel depende se eles [grupo do Aprígio] forem mal [na administração], aí ele vai crescer”.
Sem segredos 5
Fernandes revelou que Daniel teria sido convidado por um prefeito da região para ocupar uma secretaria em troca de apoio nas próximas eleições para deputado. Embaraçado com a sinceridade do prefeito na informação vazada durante a coletiva, Daniel tratou logo de amenizar: “foi na verdade uma sondagem, mas nada concreto”.
Sem segredos 6
O prefeito ainda tirou uma casquinha para provocar Aprígio, disse que sobrou empatia para Daniel e que essa “qualidade” falta para o novo prefeito.
Magoado
Na longa coletiva (que você verá na integra aqui no Portal O Taboanense), Fernandes disse que guarda uma mágoa da transição de poder realizada em 2005, quando no gabinete entregou a “chave” da cidade para Evilásio. “Fui muito hostilizado na porta da prefeitura por um bando de idiotas e ignorantes que me maltrataram. Fui muito ético. Mas, com aquela lembrança, descarto qualquer possibilidade dessa transição”.
Magoado 2
Fernandes soltou o verbo, literalmente. Disse que essas atitudes partiram de um “bando de gente, puxa sacos, idiotas, que ficam no entorno querendo aparecer e começam a hostilizar. E depois que muda o governo e a gente volta, são os primeiros a quererem conversar com a gente. É o oportunista, os mureiros”.
Célebre frase
De William Shakespeare: “Aquele que gosta de ser adulado é digno do adulador”.
Doguinho
Durante uma caminhada no Saint Moritz, durante a campanha, o clima entre as equipes de Engenheiro Daniel e Eduardo Nóbrega não estava nada bem. O prefeito Fernando Fernandes, que pedia votos pro seu pupilo, viu um filhote de Pit Bull e já foi logo abraçando. A mãe do doguinho latia enfurecida dentro da casa de seu dono, que brincou:
– Prefeito, não quer ir lá fazer carinho na mãe dele também?
Em meio a risadas, respondeu:
– Chama o Nóbrega, ele que gosta de falar que é protetor dos animais
Limpa geral
Sairá na próxima edição do Diário Oficial de Taboão da Serra a exoneração de grande parte dos livre-nomeados e dos atuais secretários. A data do facão foi dia 21 de dezembro. A medida de Fernandes garante a indenização para todos os seus fiéis (alguns mais, outros menos) escudeiros.
A volta dos que não foram
Alguns jornalistas (ô raça!) aguardavam a chegada do prefeito Fernando Fernandes para visitar as obras em andamento no município antes da última coletiva. O atraso de um dos troca letras gerou piadas dos colegas. Cotado para ser o secretário de comunicação, caso Engenheiro Daniel levasse a prefeitura, um parceiro (muito próximo), brincou: “Pronto, o ex-futuro-secretário chegou”.
The Crown
Batizada carinhosamente pelo prefeito Fernando Fernandes de “princesa” da administração, a secretaria de saúde, Dra. Raquel Zaicaner, foi “promovida” pela vereadora Érica Franquini durante evento de inauguração da ampliação da UBS do Jd. das Margaridas. Ela foi chamada, mais de uma vez, de “rainha” no evento. Ficou tão lisonjeada que ganhou o apelido de “Elizabeth” pelos funcionários da pasta.
Célebre frase
De Lady Diana, princesa de Gales: “Queria ser uma rainha no coração das pessoas, mas não me vejo sendo rainha deste país”.
Negado
E olha aí, logo após ser eleito prefeito, a assessoria de Aprígio recebeu uma ligação do atual secretário de esportes, João Victor Nunes Aguiar, filho de João do Camaro, para uma “audiência”, negada de prontidão. O pai do pupilo, que saiu vereador ao lado de Engenheiro Daniel, trocou o antigo apoio a Aprígio pelas benesses da administração. Parece que o angu desceu seco.
Cara crachá
Na coletiva de imprensa de Aprígio, logo após ser eleito, o vereador Rodney já mostrou bom humor. Questionado sobre a fidelidade com o novo governo ele pegou um “crachá” com a foto do “chefão” de uma militante e disse: “está bom pra vocês”, disse em meio a risadas de todos.
Tinha mais?
Olha aí, acumulo de notinhas, tá tudo parado: congestionamento de informação. Mas o resto fica pra 2021, junto com os bastidores da posse virtual. Então já sabe, em breve, nos veremos de novo. Um ótimo ano para todos nós, que 2021 seja um ano de reencontros, um ano de mais chegadas e menos despedidas, um ano com mais beijos e abraços e menos distância.
Abraços
E pra você que acompanha a coluna mais amada e odiada de Taboão da Serra e região, o nosso mais sincero e efusivo abraço. E como não mandar um abraço especial para a jornalista, a dama de ferro, Mirian Barcellos, leitora voraz a Em Off. Abraços para o vereador eleito Anderson Nóbrega (pronto, agora para de reclamar), para o querido casal de jornalistas Daniela Monteiro e Bruno Aranha (força Russão) e para a assistente social Janoária Almeida, recém-aposentada da prefeitura. Fará falta na secretária de habitação.
Mais abraços
Abraços também para todos secretários que deixam o cargo e sempre foram muito prestativos com a imprensa, em especial para Daniel Chaves Sá Borges (obrigado pela paciência), Adelço Bührer e Rogério Balzano (e seu irmão que conhecem todas as ruas da cidade). Abraços mais que especiais para Gabriel ‘Mick Jagger’ Aprígio, o pé frio que deixou Taboão e permitiu que seu tio fosse eleito prefeito.
Aquele abraço
E para encerrar, um abraço mais do que especial para a competente e dedicada, e muitas vezes criticada injustamente, Dra. Raquel Zaicaner, secretária de saúde de Taboão da Serra. Ela que durante oito anos sempre teve um olhar carinhos e acolhedor e mesmo com tantas dificuldades (porque não é fácil e nunca será o suficiente) segurou o rojão cumprindo o juramento que fez lá atrás, quando se formou em medicina.
C’est fini
Amiguinhos, por hoje é só!Abraços