Sem Álvaro Dias, Aprígio lança pré-candidatura a deputado em Taboão da Serra
Aprígio durante lançamento de sua pré-candidatura a deputado estadual durante evento em Taboão da Serra
A festa armada para o lançamento da pré-candidatura de Aprígio (Podemos) a deputado estadual ficou marcada pela presença de um grande número de correligionários que lotaram o sindicato dos Químicos, na Vila Iase, em Taboão da Serra, e pela ausência pronunciada de Álvaro Dias, candidato à presidência pelo partido. Mário Covas Neto, candidato ao senado, também não apareceu, apenas Renata Abreu, deputada Federal, prestigiou o evento.
Apesar do espaço pequeno, muitas pessoas compareceram para acompanhar o primeiro evento oficial da candidatura de Aprígio. Um telão instalado fora do prédio ajudou aos apoiadores que não conseguiram entrar no local para acompanhar o ato político. Diversas lideranças regionais como os vereadores Professor Moreira, de Taboão da Serra e André Maestri, de Embu das Artes, enalteceram a pré-candidatura de Aprígio.
No início do evento, o ex-vereador Wagner Eckstein (PT) declarou apoio oficialmente a pré-candidatura de Aprígio. “Vim aqui dar meu apoio ao Aprígio. Já fui candidato a vice-prefeito com o Aprígio pelo PT em 2012, infelizmente perdemos. Mas o PT estava com Aprígio. Em 2016, o PT estava de novo com o Aprígio, mas infelizmente a cidade não escolheu o Aprígio. Reconheci no Aprígio uma grande liderança política”.
O vereador de Embu das Artes, André Maestri, defendeu a candidatura. “Chegou a hora da gente dar oportunidade pra quem, na vida privada, como empresário, tem uma vida transparente, de sucesso, honesta e digna. Foi assim que eu conheci Aprígio. Vamos levar o nome de Aprígio, não vamos levar um nome de fora. Embu passa um momento difícil com o governo que ali está, mas acreditamos que a população vai fazer a candidatura certa, que tem um nome: Aprígio”.
Outra liderança que prestigiou o evento, vereador Moreira (PSD), disse que Aprígio é perseguido pela gestão do prefeito Fernando Fernandes. “Ele foi obrigado a levar todo esse desenvolvimento para Embu das Artes, porque esse prefeito aqui não vale nada. Não vale nada. Esse empreendimento vai gerar mais de 20 mil empregos, é um visionários”, exaltou.
Mesmo sem comparecer no evento, tanto Álvaro Dias quanto Mário Covas Neto enviaram mensagens em vídeo cumprimentando Aprígio pelo lançamento da pré-candidatura.
A esposa de Aprígio, a ex-vereador Luzia, afirmou que seu marido é “honesto, que pensa na população, que é amigo e que provou que faz, não promete”. Muito aplaudida, Luzia disse que conta com o apoio de amigos e familiares na campanha para deputado.
A deputada federal Renata Abreu, que fará dobrada com o pré-candidato, prestigiou o evento. “O Aprígio é um empresário, não precisa da política para viver. Mas olhe só, todo mundo aqui animado e ele ali, sério. E é disso que o Brasil precisa. Ele sabe que pode construir um país melhor. Aprígio, você representa muito mais que um candidato, você representa a esperança dessa população, do povo de Taboão”.
No final do evento, Aprígio falou com a imprensa. Emocionado, ele disse que a base de suas propostas será educação, saúde e segurança. “Uma cidade que não se preocupar pelo menos com esses três itens, entre várias outras coisas, o deputado precisa se envolver. Hoje você vê prefeitos sendo investigados por causa de desvio na merenda escolar, isso não dá pra admitir”.
Aprígio também destacou a criação de empregos como uma de suas bandeiras, além da questão habitacional, uma vez que como presidente da Cooperativa Vida Nova já entregou mais de 8 mil apartamentos e outros 9 mil estão em construção em Taboão da Serra e Embu das Artes.
Sobre uma possível candidatura a prefeito em 2020, na metade de um eventual mandato, caso seja eleito, Aprígio desconversou sobre o assunto. “É uma coisa de cada vez, né? Por enquanto nós estamos discutindo a pré-candidatura de deputado estadual. A questão de 2020 é para se conversar mais para frente, hoje eu não tenho nenhum programa para 2020. Vai depender se eu for eleito [para deputado] e vai depender se eu vou faze um bom trabalho no meu mandato para me credenciar a ser candidato, mas o mandato não é meu, é da população”.
Partido que mais cresceu
O Podemos não é um partido tão novo como parece. A sigla partidária mudou de nome recentemente, o antigo PTN ganhou nova roupagem, mais moderna, e virou o Podemos. De acordo com a deputada Renata Abreu, a mudança foi natural. “Nosso movimento foi uma alteração do PTN, que tem 70 anos de história limpa, mas estamos olhando para o futuro”.
Segundo a deputada, o Podemos foi o partido que mais cresceu no país. “Fomos o partido que mais cresceu no Brasil, somos 17 deputados federais, cinco senadores da república, três candidatos a governadores, entre eles o Romário que está em primeiro lugar lá no Rio, além do Álvaro Dias que está encabeçando a candidatura para presidente da república”, afirmou.
Sobre Aprígio, Renata Abreu disse que a possibilidade dele se eleger é grande. “Foi um presente ter ele no partido No ano passado nosso partido elegeu um deputado estadual com 32 mil votos, hoje nossa chapa de estadual elege pelo menos quatro deputados e nossa política é de não aceitar nenhum candidato com mais de 50 mil votos. E as chances de Aprígio ser eleito é muito grande”.