Sem leitos de UTI, nove pacientes morreram com covid-19 à espera de transferência em Taboão da Serra
Outros 17 pacientes estão na fila à espera de uma vaga de UTI
Em Taboão da Serra, nove pacientes que estavam internados com covid-19 na UPA Akira Tada, morreram à espera de transferência para um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). As mortes começaram na sexta-feira, dia 5, quando quatro pessoas foram a óbito, no sábado três, no domingo um e nesta segunda-feira, mais um paciente faleceu.
Em nota a prefeitura informou “que devido ao colapso na Central de Regulação e Ofertas de Serviços de Saúde CROSS, desde 03/03/2021, todas as solicitações tem sido negadas … infelizmente nos últimos dias 09 pacientes vieram a óbito aguardando transferências”
No momento, outros 17 pacientes estão na fila aguardando uma vaga de UTI pelo governo do estado. O município está há uma semana com ocupação de 100% dos leitos destinados para a covid-19. A UPA Akira Tada, que é o hospital referência para o coronavírus, tem 40 leitos, sendo 23 de enfermaria e 17 semi-UTI, com respiradores. Taboão da Serra não tem leito de UTI, por isso depende das vagas ofertadas pelo Governo do Estado.
“A cidade não dispõe de leitos de UTI, apenas leitos de suporte ventilatório e enfermaria. Para atender a crescente demanda por internações em decorrência da COVID-19, a Prefeitura de Taboão da Serra criará, até o final de semana, mais 30 leitos de enfermaria, o que aumentará a capacidade de atendimento em 75%, totalizando 70 leitos exclusivos para COVID-19”, informou a administração.
Perfil dos últimos óbitos
No boletim diário divulgado nesta segunda-feira, dia 8, não consta os nove óbitos do fim de semana. A prefeitura esclarece que os dados enviados e divulgados no boletim “são computados apenas após a liberação do resultado do exame de RT – PCR, que comprova o óbito por Covid-19, por isso, as mortes recentes serão incluídas no boletim após a chegada do resultado”.
Com as nove mortes que aconteceram no fim de semana, Taboão da Serra contabiliza 420 óbitos por coronavírus.
Segue abaixo data e descrição de idade e sexo dos últimos óbitos:
Sexta-feira – 05/03 – morreram 2 mulheres de 76 e 73 anos e dois homens de 75 e 58 anos
Sábado – 06/03 – morreram duas mulheres de 95 e 74 anos e um homem de 46 anos
Domingo – 07/03 – morreu um homem de 52 anos
Segunda-feira – 08/03 – morreu um homem de 62 anos