SER de Taboão da Serra inaugura brinquedoteca ambulatorial para pacientes
Espaço foi montado pelos funcionários e tem como objetivo proporcionar momentos agradáveis para as crianças durante tratamento
Serviço Especializado de Reabilitação (SER) de Taboão da Serra montou brinquedoteca para pacientes mirins
Vera Sampaio
Fazer um tratamento de saúde é uma situação que gera desconforto e estresse para muitos adultos. Para as crianças a questão pode ser ainda mais desafiadora, pois muitos ainda não compreendem o momento e nem conseguem administrar o que estão sentindo. Pensando em proporcionar um ambiente agradável e lúdico para os pequenos, o Serviço Especializado de Reabilitação (SER) de Taboão da Serra criou uma brinquedoteca ambulatorial para uso dos pacientes mirins.
A fisioterapeuta e diretora do SER Tatiana Abreu explica como surgiu a ideia de criar o espaço. “Em nosso cotidiano sempre observávamos que muitas crianças permaneciam por um longo tempo no SER e durante esses atendimentos apresentavam angústia, estresse, agitação e até medo. Inclusive, muitos médicos relatavam dificuldades para finalizar o atendimento em decorrência desta agitação toda”, diz. “Sendo assim, pensamos em um espaço lúdico que fosse uma extensão da escola ou de casa, um ambiente de fantasia, onde a criança que passa por um tratamento pudesse se sentir mais despreocupada e menos ansiosa. Assim surgiu a ideia de criarmos uma brinquedoteca aqui no SER”, explica.
Com a ideia em mente, as equipes do SER e outros funcionários da Prefeitura de Taboão da Serra se uniram e doaram brinquedos, livros e materiais que estimulassem a criatividade dos pequenos e que fossem de fácil higienização. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda fez a doação de azulejos que foram instalados na parede, facilitando a limpeza do espaço e ainda permite que as crianças façam desenhos nele.
A brinquedoteca contam com cabana, brinquedos de material reciclável, jogos de tabuleiro, tapete em EVA, animais de plástico, além de cantinho de pintura, livros e muitos adesivos. O espaço está sob a responsabilidade da pedagoga Kátia Cilene Barros que cuida do local com muito zelo e carinho. “Sabemos que muitas vivências da criança se manifestam no brincar. Às vezes a criança expressa sua realidade, às vezes ela cria um mundo sobre suas necessidades mais intrínsecas. O livre brincar é capaz de reequilibrar a criança, reciclar suas emoções, desenvolver atenção e concentração, além de resgatar situações conflituosas. Favorece criatividade, aprendizagem e socialização”, explica Kátia.
Tatiana Abreu completa falando sobre a importância e benefícios da brinquedoteca. “A brinquedoteca ambulatorial é de extrema importância, pois ajuda a preservar a saúde emocional da criança, proporciona alegria e distração por meio de oportunidades para brincar, jogar e encontrar colegas, prepara a criança para situações novas e ainda possibilita a manutenção e progressão do desenvolvimento neuropsicomotor”, finaliza a diretora do SER.