Sérgio Vaz celebra o lançamento de Flores da Batalha em sarau no Itaú Cultural
Prestes a completar 35 anos de intervenção urbana por meio da poesia, o fundador do Sarau da Cooperifa será acompanhado de poetas, escritores, músicos e jornalistas para declamar versos de seu mais recente livro
Itaú Cultural recebe o poeta Sérgio Vaz para um sarau de apresentação do seu livro Flores da Batalha
- Acompanhe as redes sociais do Portal O Taboanense e fique sempre ligado em tudo o que acontece de importante em Taboão da Serra e região. Siga-nos no Facebook, Instagram, Twitter e no Youtube
Na próxima quarta-feira, dia 10, às 20h, o Itaú Cultural recebe o poeta Sérgio Vaz para um sarau de apresentação do seu livro Flores da Batalha, publicado em abril de 2023 pela Global Editora. Ao lado de Vaz, participam do sarau o músico Cacão Avoz, o escritor Marcelinho Freire, a autora e jornalista Elizandra Souza, o músico e poeta Akins Kintê, a poetisa e escritora Dinha, a escritora Raquel Almeida, a jornalista Esmeralda Ribeiro, a escritora Laura Conceição, a poetisa Dona Edite e a professora e escritora Samanta Biotti.
Obra, que teve o prefácio assinado pelo músico Emicida, traz relatos profundos das dores e da alegria de viver na periferia de São Paulo.
A reserva de ingressos para participar do evento na Sala Itaú Cultural está disponível pela plataforma INTI (acesso pelo site www.itaucultural.org.br).
O sarau no Itaú Cultural da sequência à itinerância do poeta com o seu livro desde o lançamento em abril no teatro Cemur, em Taboão da Serra. Depois seguiu para outras localidades, como a livraria Martins Fontes, na Paulista, e o Boteco da Dona Tati, na Barra Funda.
Flores da Batalha fala sobre a luta coletiva do homem e da mulher preta, da população que pega ônibus às 5 horas da manhã, todos os dias, para trabalhar, das pessoas que sonham e lutam diariamente pelos seus ideais, mesmo que sejam negligenciadas pelo sistema. Nas paisagens que moldam o livro, o autor segue dando protagonismo à zona sul de São Paulo. Vaz achou na rua a oportunidade de se expressar, criando arte que fala com e para as pessoas que cresceram e são moldadas por experiências periféricas.
Na apresentação, escrita por Emicida, ele cita Mário de Andrade, que em 1924 clamou por um “Brasil com alma”, em uma carta para Carlos Drummond de Andrade. “Para isso todo sacrifício é grandioso e sublime”, complementou o músico que, como muitos outros moradores periféricos, teve Sérgio Vaz como inspiração para descobrir a poesia
e o universo literário.
Entrevista com o autor
No dia 9 de maio, terça-feira, o site do Itaú Cultural (www.itaucultural.org.br) publica entrevista exclusiva com Sérgio Vaz. Na conversa, o autor fala sobre a sua concepção de poesia e a trajetória em 35 anos de intervenção urbana nas periferias. Ele ainda aborda questões relativas aos projetos Sarau da Cooperifa e Poesia Contra a
Violência, além da necessidade de reconstrução do coletivo e fala sobre o novo livro Flores da batalha, feito durante a pandemia, lançado recentemente e tema do sarau no IC.
O autor
Considerado o poeta da periferia, além de escritor Sérgio Vaz é um agitador cultural nas periferias do Brasil. Ele é o criador da Cooperifa (Cooperativa Cultural da Periferia) e do Sarau da Cooperifa – movimento que transformou o bar Zé Batidão, da periferia da zona sul de São Paulo, em centro cultural.
Realizada todas as terças-feiras, a iniciativa promove o encontro de leitores e escritores, leva a poesia às escolas, entre outras ações culturais. A iniciativa já influenciou e deu origem a quase 50 saraus, além da publicação independente de mais de 100 livros.
Autor de oito livros, Vaz publicou as obras Colecionador de Pedras, Literatura, Pão e Poesia e Flores de Alvenaria, todas pela Global Editora. De forma independente, ele ainda lançou os livros Subindo a Ladeira Mora a Noite, A Margem do Vento, Pensamentos Vadios, A Poesia dos Deuses Inferiores e Cooperifa – Antropofagia Periférica.
Serviço:
Sarau Flores da Batalha
Com Sérgio Vaz e convidados, seguido de sessão de autógrafos da obra
(Global Editora, 272 págs, R$ 39)
10 de maio (quarta-feira), às 20h
Sala Itaú Cultural – Piso térreo
Capacidade: 224 pessoas
Duração: 90 minutos
Classificação Indicativa: Livre
Reservas pela plataforma INTI (acesso pelo site www.itaucultural.org.br)
Entrada gratuita
Mais informações: www.itaucultural.org.br
Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, próximo à estação Brigadeiro do metrô
Informações: pelo telefone (11) 2168-1777
WhatsApp: (11) 963831663
E-mail: [email protected]