Sérgio Vaz participa de congresso internacional sobre cultura na Universidade de Leiden na Holanda
Poeta e escritor de Taboão da Serra, Sérgio Vaz estará na Rebrac 2024
O poeta e escritor de Taboão da Serra, Sérgio Vaz será um dos palestrantes no VI Congresso Internacional da Rede Europeia de Brasilianistas de Análise Cultural 2024 (Rebrac), realizado na Universidade de Leiden, nos Países Baixos, Holanda, que acontece de 18 a 20 de abril.
“A (re)democratização da cultura e pela cultura no Brasil” é o tema da conferência neste ano. A apresentação de Sérgio Vaz acontece dia 19. Ao Portal O Taboanense, Vaz falou sobre o evento e sua participação na Rebrac 2024.
Vaz vai abordar a retomada da cultura no país com a palestra ‘Literatura, Arte e Cidadania’. Ele vai falar em como as classes “marginalizadas” estão se mobilizando para reconstruir a cultura do país. Como a literatura está se tornando uma arma para a luta pela democratização da cultura e do país.
“Eu vou falar sobre o meu trabalho e como eu tenho usado a literatura como ferramenta de cidadania, para tentar de alguma forma, através do meu trabalho ajudar para que a democracia seja respeitada no país. É a retomada da cultura. A luta pela democratização no campo de produção das artes e literatura”, destacou Vaz.
Além de Sérgio Vaz, o evento contará com palestras de professores de universidades brasileiras e europeias, artistas e escritores, como . “Vai ter pessoas falando sobre arte cultura quilombola, arte cultura indígena, música, inclusão social, sertanejo, política, minha parte fica pela literatura e poesia’”, diz Sérgio Vaz.
O evento acontece desde 2015 pela Rede Europeia de Brasilianistas de Análise Cultural (Rebrac) e tem o apoio da Universidade de Leiden e a Embaixada da Brasil na Holanda.