Setram de Taboão da Serra e SSP apresentaram o que foi feito e propostas que serão implementadas na av. Aprígio Bezerra
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade
Durante coletiva na última quarta-feira, dia 18, os secretários José Vanderlei dos Santos, de Transportes e Mobilidade Urbana de Taboão da Serra (Setram) e Paulo Sérgio, de Segurança Pública (SSP), falaram sobre as obras de municipalização da antiga rodovia Régis Bittencourt, atual avenida Aprígio Bezerra da Silva. Eles apresentaram o que já foi feito e propostas que serão implementadas.
De acordo com o José Vanderlei, a municipalização da BR foi um marco significativo na história de Taboão da Serra. Ele destacou que a iniciativa do prefeito Aprígio foi crucial para viabilizar a chegada do Metrô à cidade. “Na minha visão, em alguns anos, teremos uma ‘Avenida Paulista’ em nosso município. Será uma via com metrô, shoppings, faculdades e grandes centros comerciais. O próprio governador Tarcísio de Freitas fez questão de visitar nossa cidade para anunciar o início das obras do Metrô, que estão previstas para começar no final deste ano. Ele elogiou a ação do prefeito Aprígio ao municipalizar a via, o que possibilitou a realização desse tão esperado projeto”, afirmou.
A criação da nova Avenida Aprígio Bezerra ainda permitiu conectar bairros em margens opostas e beneficiar o uso do transporte público, com a implantação de uma faixa exclusiva para ônibus sentido São Paulo.
“Eu não tenho dúvida nenhuma que a partir daqui nós teremos a ocupação no entorno dessa antiga rodovia, atual avenida, sendo uma grande referência que vai gerar empregos na nossa cidade e, com certeza, em toda a região”, continuou Vanderlei.
A Mobilidade de Taboão também avançou a partir de investimentos como as faixas de ônibus na Estrada Kizaemon Takeuti, Programa Tarifa Zero e a construção de um terminal de ônibus integrado com linhas intermunicipais e o Vai-Vem.
Em breve, Taboão deve contar com faixa para ônibus, ciclofaixas e faixa para motos na Avenida Aprígio Bezerra. No Plano de Governo sobre Mobilidade Urbana, está previsto ampliar o Programa Tarifa Zero, fazer estudos para a instituição do Bilhete Único Municipal, criação do Passe-Livre Estudantil, Wi-Fi e ar-condicionado nos ônibus, além de uma frota 100% adaptada para pessoas com deficiência.
Já a área de Segurança Pública de nossa cidade foi reforçada pela entrega de dez novas bases fixas da GCM, mais equipamentos, viaturas, câmeras de monitoramento, base itinerante, Posto de Apoio Municipal (PAM) na Avenida Aprígio Bezerra, aplicativo SOS Escola, câmeras nas escolas, dentre outros investimentos.
Para os próximos dias, serão instaladas uma nova central de monitoramento, 10 totens de segurança, 342 câmeras de vigilância, sendo 100 para leitura de placas de veículos, 50 centrais de alarmes e ampliar a Operação Escudo, que combate crimes como sequestros durante a madrugada.
“As câmeras que estão sendo instaladas no município, além de inibir os criminosos, permitirão visualizar imagens em tempo real, para que todos consigam ver, por exemplo, os portões das escolas durante os horários de entrada e saída dos alunos. A população tem recebido isso de forma positiva. Basta acessar o site do atende.sp.gov.br e clicar em câmeras de monitoramento. É Taboão da Serra se tornando a cidade mais vigiada da região e investimento em tecnologia avançada contra o crime”, informou o secretário, tenente Paulo Sérgio.