Shopping Taboão recebe Hemocentro Itinerante SAS Brasil
Campanha de Doação de Sangue, que tem apoio do Banco de Sangue Paulista e do Projeto AMORSEDOA, acontece dias 16 e 17 de fevereiro
Segundo dados do Ministério da Saúde, menos de 2% da população brasileira é doadora regular de sangue. A OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda que esse número seja próximo a 5%, e com a pandemia, os estoques dos principais hemocentros brasileiros sofreram reduções significativas, já que o número de doadores caiu drasticamente.
Visando colaborar com o aumento da coleta, o Shopping Taboão, em parceria com a startup social SAS Brasil e patrocínio da Drogaria São Paulo e da Roche Brasil, recebe nos dias 16 e 17 de fevereiro o Hemocentro Itinerante. A campanha, em incentivo à cultura de doação de sangue, tem apoio do Banco de Sangue Paulista e do projeto AMORSEDOA.
A carreta itinerante, localizada no estacionamento do Shopping Taboão, realiza atendimento das 9h às 16h. Para evitar filas e agilizar o atendimento aos doadores, os interessados devem realizar agendamento prévio pelo site www.sasbrasil.org.br/hemocentro.
“Apoiar ações como essa, que salvam vidas, reforça ainda mais nosso compromisso perante a sociedade. Queremos incentivar e conscientizar todos sobre a importância da doação de sangue, principalmente nesse momento tão delicado onde os hemocentros estão com estoques precários”, afirma Mariuche Ismerim, gerente de marketing do Shopping Taboão.
Para ser um doador é necessário ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50kg. No momento da doação, os candidatos devem apresentar documento com foto, como RG ou CNH. Além disso, deve seguir algumas recomendações:
– Menores de 18 anos (16 a 18 incompletos) só podem doar com autorização por escrito e assinada, acompanhada de documento original ou cópia autenticada do pai, mãe ou responsável legal, além de estar acompanhado do responsável maior de idade no dia da doação.
– Idosos, acima de 60 anos, só devem doar se já tiverem completado o esquema vacinal contra a Covid-19 (duas doses, além da dose de reforço).
– Em caso de sintomas gripais ou resfriado, febre e diarreia recente não é permitido doar.
– Grávidas e mulheres pós-parto também não podem doar.
– Quem fez tatuagem deve esperar um período de 12 meses para poder realizar a doação. O mesmo período deve ser respeitado para quem fez maquiagem definitiva ou micropigmentação de sobrancelha.
– Pessoas com doença de Chagas ou Malária, quem teve Hepatite após os 11 anos de idade, quem tenha evidência clínica ou laboratorial de doenças sexualmente transmissíveis, como Hepatite B ou C, AIDS (vírus HIV), doenças ligadas ao vírus HTLV I ou II não podem doar.
– Quem foi vacinado contra a Covid-19 ou qualquer outra vacina deve esperar um período, que varia de imunizante para imunizante, para doar. Confira:
Coronavac (Sinovac/ Instituto Butantan): 48 horas após cada dose
Cominarty (Pfizer/BioNtech): 7 dias após cada dose
Covishield (AstraZeneza/Oxford/ Fiocruz): 7 dias após cada dose
COV2.S (Janssen-Cilag): 7 dias após a dose única
Outras vacinas:
Vacina contra a gripe: 48 horas após
Vacina contra sarampo ou tétano: 1 mês após