Sob o ritmo da arte em cerâmica, alunos se realizam e despertam sua criatividade
Muitos se realizam na arte como um passatempo, para preencher sua vida, disse a secretária Rosana Almeida
Alex Natalino
A secretária de Turismo, Cultura e Esporte, Rosana Almeida, visitou na terça-feira, dia 20, o curso de “arte em cerâmica”, que é ministrado no Memorial Sakai e promovido por sua pasta sob as batutas dos mestres Tônia do Embu e Irael Luziano. A casa cheia transmite a sensação de satisfação deles, que relatam a percepção da evolução técnica e do estímulo criativo desde o começo da formação em fevereiro.
É o caso de Nahiara Sharis Budmik Gómez, 15 anos, iniciante nessa arte. Foi incentivada pela sua amiga e está sentindo o progresso. “Foi uma oportunidade única que surgiu e estou aproveitando, de aprender uma arte tão inspiradora com professores de excelente nível e sem custo”, disse Nahiara, que desenvolvia uma máscara facial, com traços harmoniosos, moldada na argila.
Há 3 anos no curso, a aluna Angela Maria Scopel Iamur contou que a formação é relaxante e está sendo uma terapia para ela, além de se fascinar ao notar o aprimoramento gradativo das suas habilidades. “Na criação da cerâmica encontro a energia que precisava para voltar à ativa, depois que sofri uma grave crise de saúde, pois a rotina de vir aqui duas vezes por semana para mim é uma força a mais para continuar em frente e ter alegria de viver, colocando minhas emoções para fora e me realizando pessoalmente”, revelou Angela, enquanto criava sua obra em argila, uma tartaruga marinha.
“Interessante é sentir a dedicação e o envolvimento dos alunos com o aprendizado”, declarou a secretária Rosana Almeida. “Muitos se realizam na arte como um passatempo, para preencher sua vida, mas entre eles sempre poderá surgir um talento, uma pessoa que e tornará um artista de carreira”, concluiu.
Para os mestres Tônia e Irael, o clima está sendo mesmo de empolgação: “As pessoas chegam, se interam, interagem, botam a mão na massa e quando veem estão craques e criando obras interessantes e bonitas”.
Inscrições
As turmas para este ano estão formadas. Os interessados em fazer o curso de cerâmica devem se cadastrar em uma lista de espera no próprio local, que fica na rua Rebolo Gonzáles, 185, Vila Cercado Grande. Telefone: (11) 4241-5993.