Sobe para 11 o número de pessoas que morreram com covid-19 à espera de transferência em Taboão da Serra
Mais dois pacientes com covid-19 morreram à espera de leitos de UTI do governo do estado, em Taboão da Serra, na noite de segunda-feira, dia 8. De sexta-feira até a noite de ontem, 11 pessoas, com idade entre 95 e 46, foram a óbito aguardando transferências para uma vaga de UTI em alguma unidade do Estado.
A secretária adjunta de saúde de Taboão da Serra, Tamires May, informou que outras 16 pessoas aguardam por vagas de UTI. A administração esclareceu que, desde o dia 3 a prefeitura solicita leitos na Central de Regulação e Ofertas de Serviços de Saúde CROSS, mas ainda não foi atendida.
“Devido ao colapso na Central de Regulação e Ofertas de Serviços de Saúde CROSS, desde 03/03/2021, todas as solicitações têm sido negadas”, disse em nota.
A cidade não dispõe de leitos de UTI, apenas leitos de suporte ventilatório e enfermaria instalados na UPA Akira Tada, que é referência para a covid-19. São 40 leitos, até a noite de segunda-feira, dia 8, 49 pessoas estavam internadas, a unidade precisou adaptar 9 leitos para recebe-los.
A prefeitura vai criar, até o final de semana, mais 30 leitos, totalizando 70 exclusivos para covid-19.