Sobe para 12 número de mortes de pacientes por covid-19 à espera de leitos de UTI em Taboão da Serra
A vítima é uma mulher de 82 anos, ela estava Internada na UPA Akira Tada desde o dia 20 de fevereiro. A paciente foi a óbito nesta quarta-feira
Com mais uma morte, em Taboão da Serra chegou a 12 óbitos de pacientes com covid-19 que aguardavam por transferência para um leito de UTI. Os números são referentes ao período entre sexta-feira (5) e esta quarta-feira, dia 10.
Segundo informou a prefeitura, a vítima é uma mulher de 82 anos, ela estava Internada na UPA Akira Tada desde o dia 20 de fevereiro. A paciente foi a óbito nesta quarta-feira, às 9h34 da manhã. “A paciente testou positivo para covid-19 e estava inserida no CROSS desde o dia 06 de março”, informou a administração.
Taboão da Serra não dispõe de leitos de UTI, apenas leitos de suporte ventilatório e enfermaria instalados na UPA Akira Tada, que é referência para a covid-19. Para realizar a transferência, a prefeitura solicita as vagas via Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde (Cross), o sistema regula as vagas do Sistema Único de Saúde (SUS).
Na terça-feira, após 11 mortes no município, o governo disponibilizou seis leitos de UTI. Quatro foram para o Hospital das Clínicas, um para o Hospital Regional Sul e um para o Hospital Cruzeiro do Sul.
Segundo a secretária-adjunta de Saúde, Thamires May, nesta quarta-feira, outros seis pacientes foram transferidos via Cross, para leitos de UTI e enfermaria.
“Fizemos 18 solicitações, infelizmente uma paciente foi à óbito sem conseguir a vaga. Hoje o Cross nos atendeu, foram transferidos mais seis pacientes”, disse Thamires à reportagem do Portal O Taboanense.
A secretária também informou que, quatro pessoas receberam alta médica e um paciente foi retirado do Cross pois apresentou melhora no quadro clínico.
Taboão da Serra tem nesta quarta-feira, 41 pessoas internadas na UPA Akira Tada, 31 na enfermaria, 10 na sala de emergência, dos quais, nove estão intubadas e duas em MNR. Quinze pacientes foram inseridos no Cross, estão aguardando transferência.