Solidariedade faz convenção e confirma Plínio do Pirajuçara candidato a prefeito
Nayara Ernandes, candidata a vice-prefeita e Plínio do Pirajuçara, que concorre ao cargo de prefeito de Taboão da Serra
O Solidariedade de Taboão da Serra realizou nesta segunda-feira, dia 7, sua convenção municipal no Jd. Mituzi e confirmou os nomes do comerciante Plínio do Pirajuçara como candidato a prefeito e da estudante de engenharia, Nayara Ernandes, como vice da chapa. Devido a pandemia, o evento foi restrito a apenas aos filiados do partido.
» Leia mais notícias sobre as eleições municipais de Taboão da Serra
O partido não fará nenhuma coligação e terá apenas um candidato a vereador, já que outros sete pré-candidatos acabaram desistindo da disputa por uma cadeira na Câmara Municipal de Taboão da Serra.
Desconhecido do grande eleitorado, Plínio do Pirajuçara nunca ocupou um cargo eletivo, já ensaiou outras candidaturas que não vingaram, mas desta vez promete, mesmo com uma campanha sem recursos levar seu plano de governo para toda Taboão da Serra. Plínio é comerciante, dono de uma das vidraçarias mais antigas da cidade.
Em entrevista ao Portal O Taboanense, Plínio confirmou que sua campanha será “humilde”, sem recursos, mas com muita vontade de levar um projeto que melhore as condições de vida da população. “Não temos dinheiro, vamos fazer essa campanha sem um real no bolso. Vamos no boca a boca, esperar que a população se revolte e acabe dando um voto de confiança pra gente”.
Plínio disse que existe uma grande indignação nos bairros periféricos da cidade. “Moro na periferia, sou da periferia e aqui é muito esquecido. Os políticos só pensam nas pessoas daqui na época de eleição, fora isso a periferia é esquecida, está largada”, comentou.
Entre suas principais bandeiras estão a saúde, o transporte, a criação de mais vagas de creche, o incentivo a indústria e serviços, além da ampliação das áreas de lazer em Taboão da Serra. “Temos uma passagem muito cara para os [ônibus] Circular. A população reclama muito também das creches, falta muita vaga”, explica.
Na economia, Plínio diz que, caso seja eleito, pretende diminuir o Imposto Sobre Serviço (ISS) para 1%, como medida de incentivar a instalação de novas empresas na cidade. Já na área de lazer, o candidato pretende modificar a Arena Multiuso, que pra ele é sub utilizada. “Vamos fazer cinco piscinas na Arena Multiuso, construir ali 50 churrasqueiras. Mas ali vai continuar a escola de bailado e as outras atividades culturais”.
Para oficializar a candidatura, a Justiça Eleitoral ainda precisa aprovar as atas e toda a documentação que será apresentada pela coligação, mas a convenção é o ato político que confirma a intenção do partido em lançar Plínio do Pirajuçara.
Candidatos
Plínio do Pirajuçara foi o segundo nome confirmado na corrida pela sucessão Municipal. No dia 31 de agosto, o Progressistas e o PRTB confirmaram o nome do empresário Ronaldo Dias como candidato. Até o dia 16 outros partidos farão suas convenções e o eleitorado de Taboão da Serra saberá quais são todos os candidatos que irão disputar as eleições municipais.
Convenções
As convenções partidárias para as eleições municipais de novembro já podem ser realizadas a partir desta segunda-feira (31). O prazo para definir os candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador vai até o dia 16 de setembro, respeitando o novo calendário eleitoral prorrogado pela Emenda Constitucional 107/2020, em decorrência da pandemia de Covid-19.
Convenções partidárias são reuniões realizadas por partidos políticos, em que filiados e filiadas, com direito a voto, na forma do estatuto, escolhem os candidatos e candidatas que disputarão o pleito. Também é neste momento que o partido decide se vai participar da eleição majoritária (prefeitos e vice-prefeitos), proporcional (vereadores), ou ambas; sorteia os números com os quais os candidatos irão concorrer; entre outras decisões. Portanto, a convenção é uma das etapas mais relevantes do processo eleitoral.
A grande novidade para as eleições 2020 é que vários procedimentos – da convenção partidária ao registro das candidaturas – podem ser online, como forma de atender às recomendações médicas e sanitárias. Além da convenção virtual, será possível digitar a ata, registrar lista de presença, fazer cadastro dos candidatos e encaminhar tudo pela internet para a Justiça Eleitoral.
O formato virtual também poderá ser adotado para a definição dos critérios de distribuição dos recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC). As legendas devem garantir ampla publicidade, a todos os seus filiados, das datas e medidas que serão adotadas.
As agremiações terão autonomia para utilizar as ferramentas tecnológicas que entenderem mais adequadas para as convenções virtuais, desde que obedeçam aos prazos aplicáveis nas Eleições 2020 e às regras gerais da Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições) e da Resolução TSE nº 23.609/2019, com as adaptações previstas quanto à abertura do livro-ata, registro de dados, lista de presença e respectivas assinaturas.
O Tribunal Superior Eleitoral elaborou materiais informativos para garantir a realização das convenções partidárias com segurança tanto para os servidores da Justiça Eleitoral, quanto para os membros dos partidos.
Com informações do site do TSE