SP deve entrar na “fase roxa” com restrições mais rígidas; Taboão, Embu, Itapecerica e região serão incluídas
Centro de Contingência analisa restringir o horário de funcionamento de supermercados, açougues, padarias e postos de gasolina; comércios essenciais terão período determinado para funcionar
O governador João Doria (PSDB) deve anunciar medidas mais restritiva que a fase vermelha na tentativa de conter o avanço da pandemia do novo coronavírus em todo o estado, a “fase roxa”. De acordo com informações da “Rádio Globo/CBN”, o anúncio deve acontecer ainda hoje. Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra e região serão incluídas na nova fase do Plano SP.
Com o estado registrando 80% de ocupação de UTIs e o crescente número de mortes por falta de leitos, o Centro de Contingência analisa restringir o horário de funcionamento de supermercados, açougues, padarias e postos de gasolinas. São serviços essenciais que, atualmente, podem receber clientes livremente, seguindo os protocolos de segurança. O governo também deve anunciar a suspensão do Campeonato Paulista de futebol e espaços religiosos. O toque de restrição segue valendo das 20h às 5h em todo o estado.
Nesta terça, 19 hospitais estaduais atingiram 100% da ocupação de leitos de UTI para covid-19, e outros seis estão com taxas superiores a 95% de ocupação e estão perto de saturar.
Ontem o estado de São Paulo registrou o recorde de mortes diárias desde o início da pandemia. Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, o Estado chegou a 62.101 mortes e 2.134.020 casos confirmados de Covid-19, o que significa 517 mortes registradas em 24h.
As taxas de ocupação dos leitos de UTI são de 82,8% na Grande São Paulo e 82% no Estado. O número de pacientes internados é de 20.314, sendo 11.342 em enfermaria e 8.972 em unidades de terapia intensiva, conforme dados desta terça-feira.
Um dos casos mais graves aconteceu em Taboão da Serra, que registrou 11 mortes de sexta a segunda-feira por falta de leitos de UTI.