SPTrans prorroga prazo para estudantes de baixa renda atualizarem seu cadastro
Novo prazo passa a ser 31 de julho

Estudantes cujo benefício gratuito for suspenso não perdem o direito à compra de cotas de meia-tarifa
A SPTrans prorrogou para 31 de julho o prazo para os alunos com Bilhete Único Estudante gratuito informem o seu Número de Identificação Social (NIS) à empresa para manter o benefício. A data final se encerraria no próximo sábado, dia 30, mas foi prorrogada para permitir que os estudantes possam obtê-lo durante o período de férias.
Com a alteração, estudantes que preencheram autodeclaração de baixa renda no site da SPTrans, para solicitar o benefício da gratuidade tarifária, o’passe livre’, passam a ter mais um mês para informar o NIS no site da SPTrans e manter seu direito ao benefício.
Após esse prazo, o estudante que não tiver comprovado baixa renda terá o benefício suspenso já a partir de agosto e deverá regularizar sua situação para voltar a receber suas cotas gratuitas. Estudantes cujo benefício gratuito for suspenso não perdem o direito à compra de cotas de meia-tarifa.
Os universitários que possuem a gratuidade por serem participantes de programas como ProUni, Fies, Cotas Sociais e Bolsa Universidade já tem direito ao benefício e não precisam comparecer aos postos. Alunos da rede pública dos ensinos Fundamental, Médio e técnico profissionalizante também estão isentos.
Como fazer
Para a manutenção da gratuidade, o estudante, ou alguém que more com ele, com mais 16 anos, deve levar obrigatoriamente o CPF ou o Título de Eleitor originais, além dos documentos abaixo relacionados de todas as pessoas que moram na casa:
RG, CPF, Carteira profissional, Título de eleitor, Certidão de nascimento OU certidão de casamento;
Declaração Escolar de todas as crianças e adolescentes que estudam;
Comprovante de residência com CEP (o mais recente possível).
Em São Paulo, as entrevistas são realizadas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Para consultar os endereços acesse sptrans.com.br/cras ou entre em contato através da Central 156.
Após a entrevista, o CRAS fornecerá o número do NIS, que o estudante deverá inserir em seu cadastro junto à SPTrans para manter o benefício da gratuidade no transporte público.
Quem deve fazer a autodeclaração
Desde 2015, estudantes de nível superior ou técnico/profissionalizante não vinculados ao Prouni, Fies, Escola da Família ou Cota Social, e que tenham renda familiar de até 1,5 salário mínimo per capta (por pessoa da família), devem fazer sua autodeclaração de baixa renda.
O convênio entre a SPTrans e a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) tem o objetivo de assegurar o benefício aos estudantes de baixa renda que têm direito.
Quem reside fora da capital também precisa enviar o comprovante de comparecimento e folha resumo do CADÚnico.