Taboanense é homenageado pela polícia japonesa por salvar jovem prestes a pular de passarela
Jun Wada, que morou em Taboão da Serra, recebe carta de homenagem pela sua atitude corajosa que salvou a a vida de uma jovem no Japão
- Acompanhe as redes sociais do Portal O Taboanense e fique sempre ligado em tudo o que acontece de importante em Taboão da Serra e região. Siga-nos no Facebook, Instagram e Twitter
Um taboanense de 40 anos, Jun Wada, foi homenageado pela polícia de Shimotsuke, no Japão, por ter salvado uma jovem de 18 anos que estava prestes a se jogar de uma passarela. Em uma cerimônia realizada na delegacia local no início do mês, Wada recebeu uma carta de agradecimento elogiando sua atitude em proteger a jovem e evitar um possível acidente.
No dia 27 de fevereiro, Wada estava entrando no estacionamento do Hospital Universitário Jichi quando viu a jovem chorando no meio da rua. “Havia carros passando e ninguém parava”, disse ele. “Ela subiu na passarela em frente ao hospital e se preparava para pular. Fiquei na rua, debaixo da passarela, segurando o trânsito. Uma guarda do estacionamento do hospital foi até a passarela e segurou a menina. Logo em seguida, fui até lá e a puxei. Ficamos com ela até a chegada da polícia”, contou Wada.
Ele ficou sabendo mais tarde que a jovem estava bem, mas o motivo dela querer se jogar da passarela não foi revelado. “Fiquei surpreso quando a polícia entrou em contato para falar sobre o agradecimento, mas também fiquei muito feliz”, disse Wada.
Raízes taboanenses
Morando há 23 anos no Japão, Jun Wada não se esquece de suas raízes brasileiras, mais precisamente fincadas em Taboão da Serra. Nascido em São Paulo, se mudou para Taboão da Serra em 1994 e sempre morou no Pq. Santos Dumont, bairro da região central, onde ainda mora seu pai.
Jun Wada ainda mantém amizades em Taboão da Serra e nesses 23 anos já voltou ao Brasil três vezes, sempre a passeio. “Tenho amigos aí ainda. Apesar da minha família estar praticamente toda aqui no Japão, tenho saudades do Brasil, principalmente das comidas e ir assistir ao jogo do São Paulo no Morumbi”, disse ao Portal O Taboanense.
Taboanense é homenageado pela polícia japonesa por salvar jovem prestes a pular de passarela
Jun Wada morou durante anos em Taboão da Serra, onde parte de sua família vive até hoje pic.twitter.com/7x5UbZ4FiL
— Portal O Taboanense (@otaboanense_) March 14, 2023
Após se formar, Jun Wada deixou Taboão da Serra para morar no Japão, história comum entre muitos descendentes de famílias japonesas. “Atualmente moro em Nogi-Machi, província de Tochigi. Trabalho em uma fábrica que faz guard rail de rua, eu trabalho na parte do depósito onde faz a separação para mandar para o cliente”, conta.
Sobre atitude que lhe rendeu a homenagem da polícia japonesa, Jun Wada diz que estava indo para uma consulta, já que tem uma doença autoimune. “Estava indo fazer a consulta do mês,eu estava no semáforo esperando para atravessar, escutei alguém chorando, quando eu vi tinha uma menina agachada chorando no meio da avenida,os carros passando e ninguém parava para ver o que estava acontecendo”.
Jun conta que foi até o lugar onde a menina estava, e chegando lá falou para ela sair da rua, mas nesse tempo ela correu em direção da passarela. “Voltei para o semáforo para atravessar, e quando eu estava atravessando eu vi que a menina estava passando para o lado de fora da passarela. Aí foi no desespero, fui correndo no meio da rua, tentando parar os carros”.
Segundo ele, ao chegar à passarela, ficou no meio da rua, em uma tentativa de salvar a garota, caso ela pulasse. “Eu não ia conseguir segurar ela, mas se caso pulasse ia cair encima de mim e não aconteceria o pior, eu acho. Nesse tempo uma guarda do estacionamento do hospital, viu e foi lá onde a menina estava e conseguiu segurar a menina, depois eu subi na passarela e puxamos a menina de volta”.
Homenagem
Após sua atitude, ele recebeu um telefonema, alguns dias depois. Era a polícia. “Um policial me ligou, falando que o delegado queria me entregar uma carta de agradecimento, tomei um susto, porque é difícil alguém receber isso. A cultura japonesa é diferente, eles são mais frios, é mais cada um por si”, disse.
Jun Wada recebeu a homenagem e levou o nome de Taboão da Serra e do Brasil para o outro lado do mundo, com sua atitude corajosa e solidária. “Estou feliz demais, nunca imaginei que iria receber uma homenagem da polícia”, disse. O taboanense Jun Wada é casado e pai de três filhas.