Taboão da Serra abre as comemorações do Ano Novo Chinês
Pelo quinto ano consecutivo Taboão da Serra foi palco da abertura dos festejos do Ano Novo Chinês no Estado de São Paulo. Pela primeira vez o evento foi realizado na recém-inaugurada Arena Multiuso. Cerca de 600 pessoas prestigiaram o desfile de diversas escolas de Kung-Fu que apresentaram um pouco da cultura asiática.
→ Veja mais fotos do evento do Ano Novo Chinês em Taboão da Serra
Segundo Fábio Lachi, organizador do evento, a iniciativa busca trazer um pouco da milenar cultural chinesa para Taboão da Serra e região. “No começo tivemos muitas dificuldades, trazer uma cultura rica como a chinesa, para Taboão da Serra, foi complicado. Hoje ganhou proporções muito maiores do que nos anos anteriores”, admitiu.
O evento foi dividido em duas atividades. No início, houve o desfile com todas as escolas, que apresentaram dragões, leões e outros símbolos da rica cultura chinesa. Ao som do tambor conhecido como Tayko, os alunos desfilaram apresentando roupas de luta. Logo em seguida, foram feitas demonstrações de luta com espadas, nunchaku e outras performances.
Uma das propostas é tornar o evento uma data fixa no calendário oficial de Taboão da Serra. “Já fizemos na praça Nicola Vivilechio, no estacionamento do Parque das Hortênsias, no Parque do Inocoop e hoje estamos aqui na Arena Multiuso, que tem uma estrutura muito maior e podemos pensar em crescer com o evento para os próximos anos”.
Os moradores que compareceram ao evento puderam conhecer um pouco sobre a cultura chinesa e também a culinária, diversas barracas serviram pratos típicos. “Achei muito bonito o evento, meus filhos estão animados, querem aprender o Kung Fu, acho importante porque incentiva o esporte e a cultura”, disse Talita Braga, moradora do Pq. Pinheiros.
Para a vereadora Joice Silva, presidente da Câmara Municipal, o evento ressalta a cultura e o esporte. “Taboão da Serra recebeu mais uma vez esse importante desfile que comemora a chegada do Ano Novo Chinês. Isso traz para nossa cidade mais cultura, leva as crianças para o esporte, para o lazer. É um dia de festa, todos estão de parabéns”.
Na apresentação na Arena Multiuso, participaram escolas de diversas cidades. “Temos representantes de Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Capão Redondo, Interlagos, Centro de São Paulo, escolas tradicionais que já participam das comemorações em São Paulo. Hoje tivemos aqui, pela primeira vez, a participação de uma escola de Colina, que fica a 400 quilômetros de Taboão da Serra”.
Taboão da Serra teve duas escolas no evento. A Associação Taboão da Serra de Kung Fu Garra de Água Lily Lau e a Kin Mui Kung Fu que levaram cerca de 200 alunos para o desfile e apresentação. Ao todo, quase 400 pessoas desfilaram durante todo o evento.
Segundo o horóscopo chinês, 2018 é o ano do Cachorro. Isso significa que os dias serão regido por valores como lealdade, honestidade, fidelidade e constância. O horóscopo é formado por doze animais, cada um correspondente a um ano: rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, carneiro, galo, macaco, cachorro e porco. No calendário chinês, esse é o ano 4.716.
Diversas autoridades prestigiaram o evento, como o vice-prefeito Laércio Lopes e os vereadores Joice Silva, Ronaldo Onishi, Cido e Priscila Sampaio.
Bairro da Liberdade
A comemoração do Ano Novo chinês atraiu neste domingo, dia 25, uma multidão ao tradicional bairro da Liberdade, que concentra grande número de imigrantes chineses e japoneses em São Paulo.
No local, os visitantes encontraram barraquinhas onde podiam aprender como escrever seu nome em chinês, fazer artesanato e ainda apreciar a comida típica daquele país. Apresentações de lutas marciais, música e de dança, como as do Leão e do Dragão, também fizeram parte da programação durante todo o domingo.
Para os chineses, a festa significa a manutenção de tradições e faz lembrar o país de origem. “Para chineses e japoneses, que têm costumes parecidos, a festa deixa a gente se sentir mais em casa”, afirmou a estudante Eva Zhang, que veio da cidade de Hunan, no interior da China e está há 3 anos em São Paulo.
Festival das Lanternas
Além da comemoração na Liberdade, em outros pontos da cidade houve comemoração para a chegada do Ano Novo chinês. No Templo Zu Lai, em Cotia, na região metropolitana de São Paulo, a celebração contou com apresentações de dança, aulas de origami e de caligrafia chinesa e barracas com comidas típicas.
No Parque Ibirapuera também teve apresentação das tradicionais danças do Leão e do Dragão, show do cantor chinês Su Yang e desfile de trajes típicos, oficinas de caligrafia e de mandarim. O Festival das Lanternas acontece no fim do dia, encerrando a comemoração. As lanternas são acesas para atrair prosperidade e boa sorte.
Com Informações da Agência Brasil