Taboão da Serra aguarda doses da vacina contra febre amarela
Por Matheus Herbert, Gazeta de S. Paulo
A Prefeitura de Taboão da Serra, na região metropolitana de São Paulo, informou que ainda não recebeu as doses de vacina contra a febre amarela que seriam enviadas pela Secretaria de Saúde estadual. Em novembro, o governo do Estado incluiu o município em uma lista com outras 14 cidades para receber as doses. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, a região sudoeste da Grande São Paulo receberá 534.189 doses da vacina. Taboão da Serra deve receber 108.661 doses da vacina.
No último mês, em entrevista à Gazeta a secretária de Saúde de Taboão da Serra, Dra. Raquel Zaicaner disse que a medida é somente de prevenção e que não é preciso pânico.
“É importante dizer que ninguém precisa chegar 4 horas da manhã na unidade de saúde procurando pela vacina. Assim, que as vacinas forem liberadas na cidade, nós vamos anunciar a campanha e fazer todo um cronograma de aplicação”, explicou Zaicaner na época.
Público. Apesar ser bastante segura, a vacina não é recomendada para alguns grupos de pessoas porque ela é feita o vírus vivo da febre amarela, em uma versão atenuada. Por isso, pacientes mais vulneráveis podem apresentar complicações. Crianças com menos de nove meses, que ainda não têm o sistema imunológico devidamente fortalecido, também não devem tomar a vacina. O mesmo vale para pessoas que estão com baixa imunidade por causa de doença ou tratamento, como quimioterapia, ou em idosos.
Pessoas alérgicas à proteína do ovo também devem evitar a vacina, já que a mesma é desenvolvida a partir de embriões de galinhas. A vacinação contra a febre amarela, normalmente é indicada para pessoas que moram ou vão viajar para áreas de risco para a doença, onde já existe a recomendação da vacina.