Home Taboão da Serra

Taboão da Serra amplia ações do Maio Laranja e reforça combate à violência sexual contra crianças e adolescentes

2 min de leitura
Foto do autor

Redação

18/05/2026 14:48
Reprodução
Reprodução

Nesta segunda-feira, 18 de maio, data que marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a rede de proteção de Taboão da Serra intensifica ações de conscientização e prevenção dentro da campanha Maio Laranja, “Faça Bonito! Diga Não e Denuncie”, movimento nacional voltado à defesa dos direitos da infância e adolescência.

Publicidade
Publicidade

Em 2026, a mobilização completa 26 anos de atuação no país, reforçando a importância da denúncia, da informação e do fortalecimento das políticas públicas de proteção.

No município, a Secretaria de Assistência Social de Taboão da Serra, em parceria com a Secretaria de Saúde de Taboão da Serra, por meio do Núcleo de Prevenção à Violência e Cultura da Paz, realiza atividades de orientação e prevenção ao abuso sexual infantil nas Unidades Básicas de Saúde, em conjunto com os Centros de Referência de Assistência Social de cada território.

A proposta é ampliar o debate sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes, sensibilizar famílias, profissionais e a comunidade, além de fortalecer a rede de apoio e acolhimento às vítimas.

A campanha também reforça que denunciar é uma das principais formas de proteção. Casos suspeitos ou confirmados podem ser comunicados pelos canais oficiais de atendimento:

• Disque 100
• Guarda Civil Municipal – 153
• Polícia Militar – 190
• Conselho Tutelar Centro
• Conselho Tutelar Pirajuçara
• CREAS de Taboão da Serra

Especialistas alertam que sinais de mudança de comportamento, medo excessivo, isolamento ou queda repentina no desempenho escolar podem indicar situações de violência, reforçando a importância da atenção de pais, responsáveis, educadores e profissionais de saúde.

A campanha Maio Laranja carrega um recado direto à sociedade: proteger crianças e adolescentes é uma responsabilidade coletiva.

TAGS

Notícias relacionadas

Publicidade
Publicidade