Home Taboão da Serra

Taboão da Serra amplia vacinação contra gripe para novos grupos e reforça atendimento nas UBSs

5 min de leitura
Foto do autor

Redação

07/04/2026 08:25
a
a
Vacinação contra a gripe para grupos prioritários acontece de segunda a sexta, das 8h às 16h, em todas as UBSs de Taboão da Serra

Taboão da Serra iniciou a ampliação da vacinação contra a gripe para novos grupos prioritários na segunda-feira, dia 6. A imunização está disponível nas 14 Unidades Básicas de Saúde do município, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, exceto em feriados e pontos facultativos.

Publicidade
Publicidade

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que os moradores que fazem parte do público-alvo procurem a unidade mais próxima para receber a dose. Para a vacinação, é necessário apresentar documento oficial com foto e CPF, cartão do SUS e caderneta de vacinação. Pessoas com comorbidades ou condições de risco devem levar comprovantes médicos, enquanto profissionais incluídos na campanha precisam apresentar documentos que atestem vínculo com a área, como crachá, holerite ou registro em conselho de classe.

Segundo o secretário de Saúde, Ailton Bogalho Júnior, a ampliação busca aumentar a cobertura vacinal e prevenir casos graves da doença. “Ampliamos a vacinação contra a gripe para novos grupos prioritários e reforçamos o nosso convite. Quem faz parte do público-alvo desta etapa da campanha deve procurar a UBS mais próxima e se proteger. A vacina é segura, gratuita e fundamental para evitar complicações, internações e salvar vidas. Não deixe para depois, vacine-se”, afirma.

A campanha segue como uma das principais estratégias de prevenção contra a Influenza, especialmente entre pessoas mais vulneráveis, contribuindo para reduzir a pressão sobre os serviços de saúde e proteger a população.

Além de crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, pessoas com 60 anos ou mais, podem receber o imunizante:

– Puérperas (até 45 dias após o parto);

– Povos indígenas e comunidades tradicionais quilombolas;

– Pessoas em situação de rua;

– Trabalhadores da saúde, professores e trabalhadores de instituição de ensino básico a superior;

– Profissionais das forças de segurança, salvamento, forças armada;

– Pessoas com deficiência permanente;

– Caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbano e de longo curso;

– Trabalhadores portuários, trabalhadores dos correios;

– População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional;

– Adolescente e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas;

Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais:

– Doença respiratória crônica: Asma em uso de corticoide inalatório ou sistêmico (Moderada ou Grave); Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC); Bronquiectasia; Fibrose Cística; Doenças Intersticiais do pulmão; Displasia bronco pulmonar; Hipertensão arterial pulmonar; Crianças com doença pulmonar crônica da prematuridade.

– Doença cardíaca crônica: Doença cardíaca congênita; Hipertensão arterial sistêmica com comorbidade; Doença cardíaca isquêmica; Insuficiência cardíaca.

– Doença renal crônica: Doença renal nos estágios 3, 4 e 5; Síndrome nefrótica; Paciente em diálise.

– Doença hepática crônica: Atresia biliar; Hepatites crônicas; Cirrose.

– Doença neurológica crônica: Condições em que a função respiratória pode estar comprometida pela doença neurológica; Considerar as necessidades clínicas individuais dos pacientes incluindo: AVC, indivíduos com paralisia cerebral, esclerose múltipla e condições similares; Doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular; Deficiência neurológica grave.

– Diabetes: Diabetes Mellitus tipo I e tipo II em uso de medicamentos.

– Imunossupressão: Imunodeficiência congênita ou adquirida; Imunossupressão por doenças ou medicamentos.

– Obesidade grave (IMC >= 40): Obesidade grau III.

– Transplantados: Órgãos sólidos; Medula óssea.

– Portadores de trissomias: Síndrome de Down, Síndrome de Klinefelter, Síndrome de Warkany, dentre outras trissomias.

Serviço

Campanha de Vacinação contra a Gripe
De segunda a sexta-feira, das 8h às 16h (exceto feriado e ponto facultativo)

UBS Jardim das Margaridas – Rua Paulo Augusto de Andrade, nº 400, Jd. Margaridas

UBS Jardim Record – R. Imaruí, 47, Jd. Record

UBS Parque Pinheiros – Av. Laurita Ortega Mari, 2131, Pq. Pinheiros

UBS Dra. Maria José de Albuquerque – Rua José Mari, 13, Pq. Assunção

UBS Oliveiras/Marabá – Rua Maria Inês, 34, Jd. das Oliveiras

UBS Santo Onofre – Rua Marechal Artur Costa e Silva, nº 85, Pirajuçara

UBS Sílvio Sampaio – Rua Enaura Maria da Conceição, nº 276, Jd. Silvio Sampaio

UBS Santa Cecília – Rua Henrique de Moraes Camargo, nº 143, Jd. Santa Cecília

UBS Jd. Suiná – Rua Albano Leite da Fonseca, nº 111, Jd. Suiná

UBS Jd. Salete – Rua Constantino Dias Lopes, nº 181, Jd. Salete

UBS Panorama – Rua Miguel Carlos Silva, 380, Jd. Panorama

UBS Dra. Tania Regina dos Santos Andrade – Rua Uruguai, nº 73, Jd. América

UBS Clementino – Rua Tsuruki Tsuno, 104 – Jd. Clementino

UBS Parque Laguna – Rua Ida Romissi Gasparineti, 381, Pq. Laguna

TAGS

Notícias relacionadas

Publicidade
Publicidade