Taboão da Serra antecipa feriados municipais para aumentar isolamento social
Bancos podem continuar funcionando normalmente
A prefeitura de Taboão da Serra irá antecipar os feriados de Corpus Christi e do Dia do Amor Misericordioso de Deus para quinta (21/05) e sexta-feira (22/05), respectivamente, na tentativa de aumentar o isolamento social e diminuir a transmissão do coronavírus. O projeto foi aprovado nesta terça-feira, dia 19, pela Câmara Municipal.
O prefeito Fernando Fernandes deve promulgar ainda hoje o projeto. Com isso, essa quarta-feira, dia 20, será o último dia útil, só voltando às atividades normais em Taboão da Serra na terça-feira, dia 26. Os bancos podem continuar funcionando normalmente, principalmente porque a segunda parcela do auxílio emergencial começa a ser pago nesta
A expectativa é que a Assembleia Legislativa antecipe o feriado estadual da Revolução Constitucionalista para a próxima segunda-feira, dia 25. Se a medida for aprovada, serão cinco dias seguidos para que a população cumpra o isolamento social e fique em casa sem prejuízo.
A medida de antecipar feriados é uma decisão que passa de cada município e depende das características locais e dos calendários. A capital, por exemplo, entra em um megaferiado já nesta quarta-feira, se estendendo até a próxima segunda-feira, dia 25. As atividades normais só devem voltar na terça-feira, 26.
O Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do Governo de São Paulo mostra que o percentual de isolamento social no Estado foi de 54% neste domingo (17). O ideal, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é de 70%.
São Paulo
A Prefeitura de São Paulo irá antecipar os feriados de Corpus Christi e do Dia da Consciência Negra para quarta (20/05) e quinta-feira (21/05), além de declarar ponto facultativo nas repartições públicas municipais da Administração Direta, Autarquias e Fundações na sexta-feira, dia 22 de maio de 2020.
O ponto facultativo estabelecido por decreto não se aplica às unidades de saúde, segurança urbana, assistência social e do serviço funerário, além de outras unidades cujas atividades não possam sofrer solução de continuidade.
ABC
Os prefeitos dos sete municípios que compõe o Grande ABC, na região metropolitana de São Paulo, decidiram hoje (19) enviar projetos de lei às câmaras municipais para antecipar o feriado de Corpus Christi para a próxima sexta-feira (22). A decisão busca aumentar o isolamento social na região.
Megaferiado
A ação acontece em acordo com o governo estadual, que antecipou para a próxima segunda-feira (25) o feriado estadual da Revolução Constitucionalista, celebrado em 9 de julho. Na sexta-feira (22), a capital paulista e o governo estadual vão decretar ponto facultativo para o serviço público municipal e estadual, criando seis dias de feriado estendido.
O plano pretende criar recesso em vários dias para que o isolamento social ultrapasse os 55%. O índice de pessoas que permanece em casa só tem ultrapassado os 50% nos fins de semana. No último domingo (17), o sistema que mede a movimentação da população no estado de São Paulo a partir dos aparelhos celulares indicou uma adesão de 54% à quarentena. Na sexta-feira (15), o percentual foi 47%.