Taboão da Serra assina convênio com Governo Federal e vai implantar o programa Internet para Todos
Prefeito Fernando Fernandes disse que antena será instalada próxima do PS da Antena para atender o maior número de moradores carentes
Prefeito Fernando Fernandes após a assinatura de convênio conversa com prefeitos da região sobre o programa
O Governo Federal lançou nesta segunda-feira, dia 12, o programa Internet para Todos, que pretende levar acesso à banda larga para locais remotos sem conectividade e para grandes centros urbanos, como as cidades da região do Conisud, entre elas Taboão da Serra.
As cidades da região que foram habilitadas e receberão o projeto são Embu das Artes, Embu-Guaçu, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Cotia, Itapecerica da Serra, além de Taboão da Serra.
O prefeito Fernando Fernandes, que esteve em Brasília para assinatura do convênio, disse que o programa irá beneficiar principalmente os moradores que ainda encontram dificuldade no acesso a Internet. “É sem dúvida um convênio importante, vai dar a oportunidade para famílias carentes terem acesso a banda larga de qualidade”, disse
O prefeito de Taboão da Serra ainda disse que no último sábado, após um culto evangélico, alguns moradores reclamavam da qualidade da internet na periferia. “Falei que estava vindo para Brasília para assinar esse convênio, essa é uma questão importante, porque hoje em dia a internet é presente na vida de todo cidadão”.
Em Taboão da Serra será instalada uma antena próximo ao PS do Antena, que irá beneficiar uma região em um raio de 1,5 quilômetros. “Os estudos apontam que essa antena irá cobrir quase todo o Pirajuçara e boa parte do Pq. Pinheiros, é uma grande parte da população que será beneficiada”
Fernando Fernandes disse que o Ministério da Tecnologia, Ciência, Inovação e Comunicação irá determinar ainda toda a configuração técnica do projeto.
Compareceram na cerimônia 2.471 prefeitos e prefeitas para assinar o termo de adesão ao programa. A previsão é que os primeiros municípios beneficiados recebam a partir de maio as antenas que permitirão a conexão.
O Ministério espera que sejam instaladas 200 antenas por dia. A conexão será viabilizada pelo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégias (SGDC), em órbita desde maio do ano passado e recebeu, desde então, R$ 3 bilhões em investimentos.
O presidente Michel Temer destacou em seu discurso que está cumprindo com sua palavra de efetivar um programa e dar apoio às prefeituras por meio da renegociação das dívidas e do auxílio financeiro prometido no ano passado.
“Eu acho que nós estamos colocando o Brasil no mundo moderno, trazendo a modernidade para o país. (…) Desde 2005 já se falava desse tema de levar a banda larga para todos os municípios e escolas públicas. Hoje, nós podemos comemorar algo que diz respeito aos países mais avançados do mundo, nós estamos levando banda larga para todos os municípios brasileiros”, declarou Temer.
O ministro do MCTIC, Gilberto Kassab, explicou que a conexão do satélite também atenderá os ministérios da Defesa, da Educação e da Saúde, que firmaram parceria com a pasta de tecnologia para monitorar o tráfico nas fronteiras brasileiras, levar internet banda larga a 7 mil escolas públicas em 2018, além de implantar internet em hospitais e postos de saúde.
Com informações de Débora Brito, da Agência Brasil