Taboão da Serra atende mulheres vítimas de violência na Coordenadoria dos Direitos da Mulher
A Coordenadoria está localizada no prédio do SER, na Estrada das Olarias, 670, Jardim Triângulo. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Coordenadora dos Direitos da Mulher de Taboão da Serra Gisele Luiza Teles Almeida Moraes
Vera Sampaio
Na última semana os vídeos das agressões a arquiteta Pamella Holanda praticados pelo ex-marido Iverson de Souza Araújo, o DJ Ivis, causaram revolta em todo país e nas redes sociais inúmeras pessoas manifestaram indignação com o ocorrido. Em Taboão da Serra, as mulheres vítimas de violência não estão sozinhas e contam a Coordenadoria dos Direitos da Mulher que tem como objetivo possibilitar a superação da violência.
A Coordenadoria dos Direitos da Mulher de Taboão da Serra está localizada na Estrada das Olarias, 670, Jardim Triângulo, no mesmo prédio que o SER (Serviço Especializado de Reabilitação). O local oferece orientação social, terapia, acompanhamento de processos e encaminhamento para a Rede de Atendimento.
Além de acolher a mulher vítima de violência, a Coordenadoria realiza os encaminhamentos para órgãos parceiros, como a Delegacia de Defesa da Mulher, o Ministério Público, o Conselho Tutelar, a Guarda Civil Municipal, entre outros, e acompanha o andamento das questões, caso a caso.
De acordo com Gisele Luiza Teles Almeida Moraes, coordenadora dos Direitos da Mulher, os atendimentos têm como objetivo auxiliar as vítimas e sua família. “A mulher que é vítima de violência aqui em Taboão da Serra não está sozinha. A Coordenadoria está aqui para possibilitar o suporte à superação da violência, fortalecendo a autoestima desta mulher para que ela se empodere e se torne protagonista de sua própria vida”, afirmou.
Não se cale!
A coordenadora Gisele Teles reforça que não se calar é essencial. “Se seu companheiro ou alguém está te agredindo física ou verbalmente, faz ameaças constantes, torturas psicológicas, não se cale. Ligue para a GCM no 153 ou para a Polícia Militar no 190 e peça ajuda na hora”, disse. “Agora se você é vizinho ou conhece alguma mulher que é vítima de violência, faça sua parte e denuncie também. A denúncia é sigilosa, sem custo algum e pode ser feita 24h por dia. Se você não toma partido pela mulher, você fica do lado do agressor. Colabore para que tenhamos uma sociedade mais justa e sem violência contra mulheres”, finalizou.
Conheça os principais tipos de violência
• Violência contra a mulher – É caracterizada por qualquer conduta, ação ou omissão que cause limitação, sofrimento físico, psicológico, social, dano material ou morte de uma mulher.
• Violência de Gênero – É a violência cometida contra a mulher cometida pelo simples fato de ser mulher.
• Violência Doméstica – Ocorre no ambiente doméstico ou em qualquer relação de familiaridade e afetividade.
• Violência Familiar – É a violência cometida entre os membros de uma família, entre pessoas com grau de parentesco ou vínculos de afinidade e afetividade.
• Violência Física – Qualquer ação ou omissão que cause dano à integridade física de alguém.
• Violência Moral – Ofensas pessoais que atinge a honra, o caráter e a idoneidade da pessoa.
• Violência Psicológica – Conduta não física por parte do agressor: rejeição, depreciação, indiferença, discriminação, desrespeito, punições, ameaças.
• Violência Sexual – Nesta ação, o agressor obriga a mulher a praticar atos sexuais contra a própria vontade, na maioria das vezes, utilizando-se de força física.
• Violência Patrimonial – Quando o agressor estraga, destrói ou esconde objetos pessoais ou de trabalho, documentos, entre outros.
Serviço
Guarda Civil Municipal (GCM): 153 (24h)
Polícia Militar: 190 (24h)
Central de Atendimento à Mulher: 180 (24h)
Coordenadoria dos Direitos da Mulher de Taboão da Serra
Estrada das Olarias, 670, Jd. Triângulo
Telefone: (11) 4787-3923
De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
[email protected]
Instagram: www.instagram.com/coordamulherts/
Conselho Tutelar de Taboão da Serra
Avenida Doutor José Maciel, 273, Jd. Maria Rosa
Telefone: (11) 4701-1618
De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
[email protected]
Delegacia de Defesa da Mulher de Taboão da Serra
Estrada das Olarias, 670-G, Jd. Triângulo
Telefone: (11) 4138-3409 / 4685-4268
De segunda a sexta-feira, das 9h às 19h