Taboão da Serra atinge 94,2% de vacinação contra a pólio e sarampo
Taboão da Serra está próxima de bater a meta de vacinação; campanha foi prorrogada até dia 14/9
O Ministério da Saúde prorrogou até 14 de setembro a Campanha Nacional de Vacinação contra Pólio e Sarampo. Pelos dados preliminares, a média de vacinação no país está em 88%. Em Taboão da Serra, a meta de vacinar pelo menos 95% do público-alvo, está próxima de ser atingida.
Segundo dados da secretaria municipal de saúde, 94,2% do público-alvo foram vacinadas. Segundo dados obtidos pelo Portal O Taboanense foram aplicadas 14.225 doses até o momento, a população que deve ser imunizada é de 15.100 crianças de um a cinco anos incompletos.
A secretária de saúde de Taboão da Serra, Dra. Raquel Zaicaner, disse em entrevista ao Portal O Taboanense que a única forma de prevenir o contágio é a vacinação. “O sarampo e a poliomielite eram doenças que estavam praticamente erradicadas do Brasil, infelizmente está voltando, principalmente na região Norte”.
De acordo com Zaicaner, a meta de vacinar 95% do público-alvo é pelo chamado efeito manada. “Eu tenho que ter esses 95% vacinados para que protejam esses outros 5% que não se vacinaram. Agora se eu tiver apenas 60%, os 40% colocam em risco toda a população”.
Sobre teorias conspiratórios contra a vacina, a médica desmente qualquer “conversa de WhatsApp” com comprovações científicas. “Existem as mais diversas teorias conspiratórias malucas para justificar não se vacinar. Já ouvi que se trata do domínio imperialista, uma forma de dominação da população. Têm quem fale que a vacina causa autismo, outros que a vacina tem teor de mercúrio alto, que causa problemas mentais ou que a vacina está pra vencer. São muitas teorias, as pessoas são muito criativas para inventar. Mas nenhuma é verdadeira. O ser humano deu um salto enorme quando criou a vacina”.
Brasil
Os estados que atingiram a meta de vacinação são Amapá, Santa Catarina, Pernambuco, Rondônia, Espírito Santo, Sergipe e Maranhão.
O Rio de Janeiro continua com o menor índice de vacinação, seguido por Roraima, Pará, Piauí, Distrito Federal, Acre, Bahia, Rio Grande do Sul, São Paulo, Alagoas, Rio Grande do Norte e Amazonas.
Em todo o país, foram aplicadas mais de 19,7 milhões de doses das vacinas (cerca de 9,8 milhões de cada).
Com informações da Agência Brasil