Taboão da Serra: Ato solene lembra um ano da morte de Terezinha da Moradia
Um ato solene realizado na quarta-feira, dia 20, na Câmara Municipal de Taboão da Serra homenageou Terezinha da Silva Genuario, conhecida carinhosamente como Terezinha da Moradia, que morreu em 18 de outubro de 2020 vítima da Covid-19, aos 70 anos.
Um ano após sua morte, a iniciativa do movimento pró-moradia reuniu familiares Juvercino (viúvo), Cesar e Renata (filhos), Inês (irmã), Karen (nora) e o neto Enzo, além de amigos, para prestar homenagens a Terezinha.
Terezinha tem uma luta histórica no município por moradia popular. Atualmente ela coordenava a Associação Habitacional Bem Viver de Taboão da Serra. Através do seu trabalho, foram construídos na cidade dois condomínios para moradores de baixa renda, um deles o PAR Cigarreiras.
Na abertura do ato, o padre Vitor Luiz, do Santuário Santa Terezinha, fez uma oração em memória de todas as vítimas da covid.
O ex-vereador e líder do Movimento Sem Terra (MST), Paulo Félix falou do momento difícil que o Brasil vive em decorrência da pandemia da covid-19. E citou uma frase do escritor brasileiro Jorge Amado, Félix, “as pessoas valorosas quando vão quando morrem, viram uma estrela no céu”.
Sobre a companheira, Félix falou. “Eu tenho essa imagem da Terezinha, que ela virou uma estrela no céu e que de lá ajuda a iluminar os caminhos da humanidade … Agora a Terezinha faz falta, a sua presença faz falta, mas a força da Terezinha, quando ela se foi, ficou espalhada em cada um de nós. Em cada coração. A trincheira está ocupada. Todos nós somos Terezinha agora, um pouco da força dela está conosco… Vamos honrar a sua luta e a sua memória”.
O deputado federal Rui Falcão (PT-SP) também prestou sua homenagem à memória de Terezinha. “Hoje para nós é um dia muito triste, porque faz um ano que nós perdemos a Terezinha da Moradia. Todos conheciam a luta da Terezinha, se recordam dela, sempre muito ligada às causas sociais, preocupada com a população, enfim, uma grande perda de uma lutadora que nos faz muita falta nos dias de hoje… Terezinha, presente!”.
Lucélia Santos, do Movimento Moradia, lembrou que “o projeto Santa Terezinha lll só existe, porque ela [Terezinha] iniciou tudo, e quando entregamos as chaves para as famílias vamos fazer uma linda homenagem a ela”.