Taboão da Serra: Base da PM no Pirajuçara sofre ataque
ACERVO HISTÓRICO – A Base da Polícia Militar na Praça Luiz Gonzaga, no Pirajuçara, foi alvo de um ataque promovido por 15 homens que dispararam cerca de 60 tiros de metralhadora e lançaram três granadas contra os três policiais que estavam no local no neste sábado, dia 23, às 9h30. Ninguém ficou ferido, mas duas granadas não explodiram o que obrigou o grupo de ações táticas da PM a isolar a área.
A polícia acredita que o ataque pode ter ligação com o atentado contra uma base da Polícia Militar há uma semana no município de Embu da Artes. A PM suspeita que os ataques podem ter relação com a morte de Silvio dos Santos Luis, 23, o Binha, foragido da cadeia de Taboão da Serra, morto pela polícia no sábado passado. O criminoso seria ligado ao PCC (Primeiro Comando da Capital), facção criminosa criada nos presídios.
O GATE – Grupamento Armado Tático Especial esteve na base detonou os explosivos. No pátio da Base Comunitária da Polícia Militar estava o helicóptero Águia da PM. Ele trouxe um robô utilizado para o desarme de artefatos explosivos. No mesmo dia a Polícia Militar prendeu seis pessoas que foram detidas para averiguação.
A busca pelos criminosos que metralharam o posto policial começou ainda pela manhã. Uma denúncia anônima levou a polícia ao Morro do Piolho, no Capão Redondo, onde os bandidos estariam comemorando o ataque à base da PM. Assim que a polícia chegou no local foi recebida a bala. Um investigador da Polícia Civil e um bandido ficaram feridos.
“Quando nós fomos para lá, em 20 homens mais ou menos, eles estavam tomando cerveja e nos receberam à bala”, relatou Etore Bonifácio, delegado. O coronel Alberto Silveira Rodrigues, comandante da PM, disse que o atentado à base da comunitária em Taboão da Serra vai exigir uma intensa ação repressiva na região. “A resposta da Polícia Militar vai ser no sentido de tentar neutralizar de forma mais rápida esses bandidos”, declarou a TV Globo em entrevista.