Taboão da Serra bate marca e chega a 31 mil alunos na rede pública municipal
Professor João Medeiros durante inauguração da EMI Luca, no Jd. Saint Moritz, no último dia 11
A rede pública municipal de Taboão da Serra ultrapassou pela primeira vez a marca de 30 mil alunos matriculados. Segundo o secretário João Medeiros, neste ano letivo e com a inauguração de novas escolas nos últimos anos, o município possui agora 31 mil estudantes, sem contar com a rede estadual e a privada.
O prefeito Fernando Fernandes comentou os dados divulgados na última semana pela secretaria de educação. “Sabe o que números são esses? São 31 mil kits de material escolar, 31 mil conjuntos de uniforme. Você imagina, se você quiser dar uma salsicha para cada aluno, temos que comprar 31 mil salsichas”.
A secretaria de educação tem o maior orçamento de todas as pastas do governo. “Olha o volume que representa a educação. Mas é um volume de dinheiro bem gasto, nada tem o poder transformador que tem a educação”, afirmou.
O secretário João Medeiros se lembrou do crescimento da rede municipal de ensino. “Taboão da Serra tinha quatro mil alunos na rede municipal em 1997, hoje são 31 mil, imagine o esforço que o governo fez, quantas escolas foram construídas na cidade. Hoje temos mais de três mil funcionários só na secretaria”, disse.
Medeiros também ressaltou o crescimento no Ideb nos últimos anos. “Os indicadores do Ministério da Educação colocam Taboão como a melhor cidade de toda a região sudoeste da Grande São Paulo, melhor até que da capital. Os dados mostram que nossas escolas vão evoluindo”.
Em entrevista ao Portal O Taboanense, Medeiros disse que “as boas escolas antigamente eram só na região central e esse era o nosso grande desafio era trazer para a periferia escolas de qualidade. E hoje temos muito orgulho, a escola com o melhor indicador no ensino de matemática da cidade é aqui perto, a Dalva Barbosa Lima Jansen. Os pais não precisam pegar perua e mandar seus filhos para o centro”.