Taboão da Serra: Casal de labradores resgatados no Parque Pinheiros está para adoção
O labrador bege recebeu o nome carinhoso de Pudim e a labradora preta de Pretinha
No último dia, 15, as redes sociais de protetores, munícipes e também de grupos ligados a causa animal em Taboão da Serra foram tomadas por fotos e vídeos de dois labradores vagando juntos pelas ruas do Parque Pinheiros. A imagem sensibilizou a todos, mas quem tomou a iniciativa ficou responsável pelo resgate e por tentar localizar os donos e cuidar do destino dos cães foram as protetoras Sheila de Oliveira e Cynthia Gonçalves.
Segundo Sheila a ideia inicial era de que poderiam estar perdidos, ou como no recente caso noticiado no Rio de Janeiro que poderiam ter sido roubados dentro de algum automóvel e posteriormente abandonados.
“Procuramos os donos, verificamos se eram microchipados, noticiamos nas redes sociais e muitas informações chegaram até nós, mas a que fez mais sentido foi a possibilidade da família ter mudado de casa e deixado os animais para trás”, disse Sheila.
Segundo a protetora o número de animais abandonados tem aumentado significativamente na pandemia, principalmente os animais de porte grande, sejam eles de raça definida ou não.
“Todos sabemos que o abandono de animal é crime previsto no artigo 32 da lei 9.605/1998, sabemos também que a punição está mais rígida com a aprovação da Lei Sansão 14.064/2020, que aumentou a pena para no mínimo 2 e no máximo 5 anos de reclusão mais multa. Porém, para que a lei funcione é necessário a denúncia responsável com informações completas sobre os responsáveis pelo abandono”, explica Sheila.
“No caso dos labradores não pudemos denunciar porque primeiro não havia provas do abandono, segundo porque não havia dados como nome e endereço dos possíveis tutores para denunciar aos órgãos competentes. Sendo assim, colocamos os dois para adoção conjunta, pois são extremamente grudados e muito carinhosos um com o outro”, concluiu a protetora.
O labrador bege recebeu o nome carinhoso de Pudim e a labradora preta de Pretinha, ambos tem em torno de 4 anos, estão castrados, vacinados e vermifugados. Serão doados após entrevista e aprovação do perfil do adotante.
“Animais de porte grande como é o caso de labradores precisam de espaço seguro para correr, brincar e gastar energia. Quanto maior o animal maior os custos com boa alimentação, cuidados veterinários, entre outras coisas. Por isso, seremos tão criteriosas quanto sempre fomos na adoção de qualquer animal, prezando pelo bem estar e por famílias responsáveis” disse Cynthia Gonçalves.
“No atual governo o vereador Anderson Nóbrega implantou ao lado do prefeito Aprígio um canal direto para denúncias de maus tratos no município, um ganho grande para a nossa causa e que se fossem utilizados no caso dos labradores talvez os culpados estivessem respondendo por esse abandono. Porque sempre há testemunhas, seja um vizinho, seja alguém que presenciou algo, o que falta mesmo é a atitude da denúncia” concluiu Cynthia.
Se você mora numa casa com quintal adequado ou numa chácara fechada e sem rota de fuga e quer participar do processo de adoção do Pudim e da Pretinha, entre em contato com a Sheila através do whatsapp (11) 95674-8037.
Para denúncias de maus tratos em Taboão da Serra entre em contato nos seguintes números: 153 (24h).
(11) 4786-3287 ou (11) 4701-8147 (de segunda a sexta das 08h às 17h)
Para assistir ao vídeo que fala sobre os labradores clique aqui.