Taboão da Serra celebra 65 anos com assinatura do termo de municipalização da BR 116
O termo foi assinado na manhã desta segunda-feira, dia 19, pelo ministro dos Transportes Renan Filho
Taboão da Serra celebrou 65 anos de emancipação político-administrativa nesta segunda-feira, dia 19, com a assinatura do termo de municipalização do trecho taboanense da rodovia Regis Bittencourt (BR 116), do km 268,9 até o km 275,450, com a presença do ministro dos Transportes Renan Filho (MDB).
Um trecho de 6 km será transformado em avenida. A previsão é que a mudança esteja concluída até o fim deste ano.
Considerado “uma segunda emancipação de Taboão da Serra”, a assinatura do termo foi comemorada com muito entusiasmo com o bordão, “Agora a BR é nossa!”.
O ministro dos Transportes Renan Filho ressaltou que com a municipalização “a cidade terá ainda mais capacidade para se desenvolver”.
“É uma satisfação enorme para mim, como ministro dos Transportes do governo do presidente Lula, está aqui ao seu lado [Aprígio] para atender uma demanda histórica na cidade de Taboão da Serra, que é a municipalização do trecho urbano da cidade, que vai garantir a integração do município, agilizar a vida das pessoas, melhorar a mobilidade urbana sem prejudicar o trânsito da região”, discursou o ministro.
Renan Filho garantiu que a municipalização do trecho será publicada na edição desta segunda-feira do Diário Oficial da União.
O prefeito Aprígio (Podemos) destacou que a concretização da municipalização da BR 116 é “um sonho antigo de Taboão da Serra”, que há dados concretos que comprovam que o trânsito local vai melhorar. E que a partir de agora será possível criar novas ligações entre os bairros, melhorar a infraestrutura e gerar mais emprego e renda para os taboanenses.
“Esse momento foi esperado por mais de 65 anos,.. Hoje é um dia para gente comemorar com muita fé, muita alegria esse dia 19 de fevereiro de 2024. Hoje o ministro está aqui em Taboão da Serra trazendo o maior presente que a cidade esperava. Agora aconteceu. agora a BR 116 é nossa!”, disse Aprígio.
O deputado estadual Eduardo Nóbrega, também comemorou a assinatura do termo. “Não dá pra passar todo emoção que eu estou sentindo aqui hoje, não como deputado estadual, mas como cidadão taboanense. A minha emoção é a mesma de vocês. Hoje nós estamos aqui para fazer festa, para comemorar a segunda emancipação da cidade de Taboão da Serra… Estamos aqui em sociedade organizada. A família Taboão da Serra ao lado de todo Conisud, dos prefeitos para comemorar um feito incrível… O povo de Taboão e região vai ter dignidade no transporte público”, falou Nóbrega.
Além do prefeito e do ministro, a cerimônia contou com a presença do deputado Eduardo Nóbrega (Podemos), da deputada federal Renata Abreu (Podemos), presidente da Câmara de Taboão da Serra André Egydio, e os vereadores Luzia Aprígio (primeira-dama), Joice Silva, Marcos Paulo, Celso Gallo, Enfermeiro Rodney, Sandro Ayres, Alex Bodinho, Ronaldo Onishi, Nezito, Anderson Nóbrega e Carlinhos do Leme, secretários de Taboão da Serra, prefeito de Itapecerica da Serra Francisco Nakano (PL), prefeito de Vargem Grande Paulista Josué Ramos (PL), além de representantes da Arteris, a concessionária responsável por parte da rodovia, do DNIT, ANTT, PRF, PM, e de outras lideranças políticas.