Taboão da Serra celebra mês da Consciência Negra com shows, gastronomia e feira afro
O município de Taboão da Serra comemorou “A Festa Preta”, nos dias 19 e 20 de novembro, no Parque das Hortênsias, para celebrar o mês da Consciência Negra. A Prefeitura, através da Secretaria de Cultura e Turismo (SEC) apoiou o evento realizado pela Feira de Cultura TaboAfro e o Projeto Feijoada de Ogum.
Também apoiaram o evento os coletivos Movimento Negro Unificado (MNU), Espaço Cultural Becos e Vielas, Família R3, Soul Samba, Samba Une, Pagode do Duda, Levanta Poeira, Capoeira Irmãos Guerreiros, Samba Rock de Quebrada, Al Dança, E+NQ Samba Rock – “Enverga Mais Não Quebra”, Gira, Comissão de Igualdade Racial OAB, SOS Racismo e da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial (CEPIR).
Dentre as atrações aconteceram shows, exposições, concurso de Samba Rock, gastronomia, feira afro, arte, oficinas e espaço para as crianças. Foi oferecida também a típica feijoada do Projeto Feijoada de Ogum, um dos apoiadores. O prato tradicional foi vendido por R$10 e era composto por arroz, feijoada, couve, farofa e laranja.
O professor de Samba Rock, Nando Sagatiba, explicou sobre a importância do movimento e da dança na cultura. “Para mim a dança funciona como uma terapia, a minha participação na verdade é uma devolutiva, algumas pessoas me influenciaram, colaboraram com meu trabalho e nós, como influenciadores, temos como obrigação colaborar com a nossa cultura”, disse.
“Até um meio de resgatar nossos costumes porque a gente não pode deixar morrer a cultura periférica que é muito importante para a região que na minha opinião é a periferia tem muita gente boa que está disposto a fazer coisas boas que constrói o mundo e as pessoas precisam tomar consciência disso”, completou Sagatiba.
Celebração
O prefeito Aprígio falou sobre A Festa Preta. “Eventos assim são de extrema importância para a população, um local para celebrar a cultura e todas as conquistas das pessoas negras, além do espaço que traz conforto e alegria para todos os cidadãos presentes’’, comentou.
O secretário adjunto de Cultura e Turismo, Pai Joel de Xangô, afirmou que “para a sociedade de Taboão da Serra, A Festa Preta é um evento muito importante para ocupar espaços onde nunca eram ocupados, algo primoroso, além de fomentar todo o trabalho dos expositores’’, disse.
“A gente precisa lembrar que podemos contar a história de qualquer outro país, Estado ou cidade, mas a gente não consegue fazer isso sem contar a história dos povos tradicionais africanos, e essa é a minha participação, é muito importante ver o povo ocupando espaços notáveis hoje, porque eu tenho absoluta certeza que os nossos ancestrais ocupam junto”, completou Pai Joel de Xangô.
“Realizar a Festa Preta, com diversas atrações e uma cultura tão rica é sempre uma vitória para a população e para a cidade. Aproveito para agradecer a todos que compareceram à celebração” concluiu, o secretário de Cultura e Turismo, Binho.