Taboão da Serra começa a vacinar contra a gripe idosos e professores nesta terça-feira
Vacina contra a gripe – H1N1
Taboão da Serra começa a vacinar contra a gripe, nesta terça-feira, dia 11, os idosos (pessoas com 60 anos ou mais) e professores das redes pública e privada. Também poderão comparecer aos postos as pessoas que integram grupos da primeira etapa, que ainda não se vacinaram.
A terceira e última começa em 9 de junho, para pessoas com comorbidades e com deficiência (física, auditiva, visual, intelectual e mental ou múltipla); caminhoneiros, trabalhadores portuários e de transporte coletivo; profissionais das forças armadas, de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade e jovens e adolescentes sob medidas socioeducativas.
A vacina contra a gripe vai prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença. Ao garantir a proteção, diminuem os riscos de sintomas respiratórios graves, que podem ser confundidos com os da covid-19, também diminui a necessidade de atendimento na rede hospitalar, que está dedicada a enfrentar a pandemia.
A dose única da vacina é composta por vírus inativado, é trivalente e protege contra os três vírus: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).
O público alvo deverá uma das 12 Unidades Básica de Saúde do município das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira.
Covid-19
Quem está nos grupos da campanha de gripe e também estiver entre os públicos da vacinação contra Covid-19 deve respeitar um intervalo de 14 dias para receber doses destinadas a prevenção contra estas doenças.
Se houver interesse em intercalar o cronograma, como o imunizante contra o novo coronavírus é aplicado em duas doses, é possível receber a primeira, aguardar 14 dias para receber a da gripe, e depois esperar no mínimo mais 14 dias para receber a segunda dose contra Covid-19.
A vacinação contra a gripe foi dividida em três grupos prioritários:
• 1ª etapa — de 12 de abril a 10 de maio: crianças, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde;
• 2ª etapa — de 11 de maio a 8 de junho: idosos e professores;
• 3ª etapa — de 9 de junho a 9 de julho: demais grupos prioritários.