Taboão da Serra: conheça a história de Akira Tada, o médico que dá nome a nossa UPA
O médico Akira Tada, que dá nome a UPA de Taboão da Serra
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade
A UPA Dr. Akira Tada é conhecida em Taboão da Serra pela importância no pronto atendimento da população. Antes de ser instalada em frente ao Shopping, a unidade de saúde ficava em frente ao colégio Wandick de Freitas, no Pq. Assunção, próximo a prefeitura e sempre foi ponto de referência no atendimento médico aos taboanenses.
Mas enfim, que é Akira Tada, o homem que dá nome a uma das mais importantes unidades de saúde de Taboão da Serra? Bom, sem nenhum suspense, vamos lá: ele foi um médico, muito querido por todos, que trabalhou na rede municipal entre 1989 e 1993. Mas sua história é bem mais interessante…
Akira Tada nasceu no dia 6 de setembro de 1927, na província de Iwate-ken, no Japão. Ele veio para o Brasil com apenas seis meses acompanhado de seus pais e irmãos e passou a sua infância na cidade de Bastos, interior de São Paulo.
Antes de cursar a Faculdade de medicina, trabalhou por alguns anos como enfermeiro no Hospital São Jorge em São Paulo. Cursou a Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro em Uberaba e se formou médico no dia 16 de dezembro de 1960.
Nos primeiros anos de faculdade trabalhou no departamento de anatomia, cuidando dos cadáveres, desta entidade, para ajudar nos custos familiares e estudantis. Seus futuros colegas do Hospital São Jorge também o ajudaram muito, por causa do seu esforço e dedicação.
Como a aquisição de livros de medicina eram muito caros e não havia meios de “fotocopiá-los”, copiou a mão alguns deles, inclusive desenhando todas as ilustrações com grande perfeição e os encadernando posteriormente.
Em 18 de janeiro de 1961 obteve a naturalização e passou a gozar dos direitos outorgados pela Constituição e Leis do Brasil.
Trabalhou durante vários anos como médico no Hospital São Jorge e no extinto Hospital São João Batista na Lapa, no extinto Fraturas da Lapa entre outros da capital paulistana. Nessa época, ele chegou a morar na rua Aurélia.
Mas foi em 4 de maio de 1963 que casou-se com Taduko Tada, com quem teve três filhos. A família foi morar em Cotia, se aproximando da nossa região.
Apesar de trabalhar de forma extenuante, Akira Tada continuou estudando e cursou anestesia com o Dr. Takaoka, um dos maiores especialistas da época. Em 20 de agosto de 1971 passou a fazer parte da Sociedade de Anestegiologia do Estado de São Paulo.
Em 18 de setembro de 1989 foi aprovado no Concurso Público e assumiu como médico clínico geral, na Prefeitura de Taboão da Serra.
Três anos depois, em 1992, foi aprovado no Concurso Público na Prefeitura Municipal da Estância Turística de Embu e passou a dividir sua vida e seu trabalho entre as duas cidades.
Apesar de todo seu bom histórico de saúde, no dia 9 de setembro de 1993, Akira Tada faleceu vítima de Insuficiência cárdio-respiratória aguda, aos 66 anos.
Como legado por sua dedicação, simpatia, pontualidade, amor a profissão ao longo dos anos e dedicação a Taboão da Serra, o Prefeito da época, José Vicente Buscarini, nomeou a UBS e o Pronto Socorro do Parque Assunção, respectivamente de UBS Dr. Akira Tada e Pronto Socorro Dr. Akira Tada.