Taboão da Serra conta com mais dois programas de combate à violência contra mulheres
Foto: Leandro Barreira
Na quarta-feira, dia 8, a Polícia Civil em parceria com a Prefeitura e a Câmara Municipal de Taboão da Serra lançaram o projeto pioneiro Homem Sim, Consciente Também e o Disque denúncia regional. As duas iniciativas visam combater a violência contra a mulher.
Vale lembrar que a adesão ao programa Homem Sim, Consciente Também é voluntária. A ideia é que aconteça antes da denúncia formal. A idealizadora do projeto, a delegada da Delegacia da Mulher de Diadema, drª Renata Cruppi explica o objetivo do programa.
“O nosso foco são questões familiares, fazer a conscientização do homem para que ele respeite o espaço da mulher, o valor que ela tem. Que ele possa não olhá-la com repulsa, mas olhar como uma parceira, isso é muito essencial. É fazer o homem entender quem ele é. Ele sabe o que se cobra, mas não sabe o que ele quer. Muitas vezes o homem usa a violência como escudo, socialmente ele tem que estar acima da mulher. Mas ele tem que entender que não. E nosso trabalho é levar conhecimento a esses homens independente de qualquer punição”, declarou.
Em Taboão da Serra, a delegada drª Aparecida Janduci, da Delegacia da Mulher (DDM), fará a coordenação do Homem Sim, Consciente Também, ela ressaltou o baixo número de reincidência nas cidades onde existe o programa, e destaca que o objetivo é a prevenção por meio da conscientização.
“Foi feito uma estatística, dos homens que frequentaram o projeto, apenas 2% voltaram a reincidir, é quase zero o número de reincidentes. Isso é muito importante, porque como prevenir um crime que acontece dentro de casa? Esse trabalho de prevenção de conscientização do homem sobre seu papel na família, sobre a desconstrução do machismo, a gente acaba levando para dentro de casa, por meio do homem. Não adianta a gente só atender a mulher e não trabalhar o homem. O objetivo é a prevenção da reincidência por meio da conscientização”, esclareceu Aparecida Janduci.
Para a deputada Analice Fernandes o principal diferencial do projeto é que ele vai atuar na prevenção. “Homem Sim, Consciente Também, é um projeto relevante, que vai atuar praticamente na prevenção, trazendo e mostrando para o homem que dá pra trabalhar esses traços de violência que nós estamos detectando na sociedade ultimamente. E temos o Disque denúncia, que vai favorecer as mulheres vítimas de violência e abuso fazerem o seu registro e sua ocorrência”.
A presidente da Câmara, vereadora Joice Silva, enalteceu a implementação dos programas na cidade, que dá um importante passo na luta de combate à violência contra a mulher. ”Esse projeto vai atuar antes do [programa] Tempo de Despertar. Ele é aplicado quando a mulher procura a delegacia, pede ajuda, mas ainda não quer processar o marido, mas quer que ele passe por uma conscientização, antes de ela tomar uma atitude maior que é ir para o judiciário”. Sobre o disque denúncia regional, a vereadora lembrou que Taboão da Serra já “tem o número 180, mas agora tem um número fixo onde as mulheres vão poder solicitar ajuda, denunciar e ter apoio”, finalizou.
A Polícia Civil pretende implementar o programa Homem Sim, Consciente Também em todas as Região da Macro São Paulo. “São 38 municípios, temos mais de 150 unidades. Vamos implementar esse projeto que é muito importante, a polícia agindo na prevenção. Se nós salvarmos uma vida com esse projeto já valeu a pena”, declarou dr. Albano David Fernandes, delegado do Demacro.
Disque denúncia regional
A central do Disque denúncia regional, (11) 4138-3340, será na Delegacia Seccional de Polícia de Taboão da Serra, e atenderá também as cidades de Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, Juquitiba e São Lourenço da Serra. O serviço receberá denúncias a respeito de agressores de mulheres na região.
O prefeito Fernando Fernandes e vice-prefeito Laércio Silva, estiveram presentes no evento; além dos vereadores Rita de Cássia, Priscila Sampaio, Érica Franquini, Eduardo Nobrega, Ronaldo Onishi, Cido da Yafarma e Moreira.
Também acompanharam o lançamento dos programas o dr. Antônio Sampaio (delegado Seccional de Taboão), dr. Israel Presôto Jr. (delegado titular do 1º DP), dr. Christian Nimoi (delegado titular 2º DP), entre outras autoridades policias.
Serviço
Disque denúncia regional contra a violência doméstica: (11) 4138-3340
Disque denúncia Municipal: 180